Selecione

Ouvi Pobrezinhas - Introdução

”Ouvi, pobrezinhas” , ou “Audite Poverelle” é o escrito de São Francisco descoberto mais recentemente, em 1976. Nós o devemos ao franciscano João Boccali. Já se sabia, pela Compilatio Assisiensis , n.85, que São Francisco escrevera umas “palavras de consolação” para as Irmãs de São Damião, na mesma ocasião em que compôs o Cântico do Irmão Sol. Sabia-se até que se tratava de um cântico ritmado e com música, e mesmo o seu conteúdo era conhecido.

Mas o texto foi encontrado em dois manuscritos do começo do século XIV pelo Pe. Bocalli, que seguiu as indicações de duas clarissas estudiosas e o localizou no mosteiro de São Fidêncio em Novaglie. Boccali deu-lhe o nome de “Palavras de Exortação”. Dois anos depois, publicou um estudo crítico, ao qual se seguiram outros. O texto original está no mesmo dialeto antigo do vale de Espoleto em que foi composto o Cântico do Irmão Sol. A publicação do Pe. Bocalli foi feita em Forma Sororum 14 (1977) e em Collectanea Francescana 48 (1978).

Para o contexto da composição do Cântico, remetemos a 2Cel 204, mas principalmente à Legenda Perusina , 45 (equivalente à Compilação de Assis , 85) e ao Espelho da Perfeição , 90.

Traduzi do original italiano seguindo a divisão de versos proposta pelo Pe. Omaechevarria na edição da B.A.C.