MEMÓRIAS E COLEÇÕES DO NATURALISTA JOSÉ ZUGNO

 A mostra “Memórias e Coleções do naturalista José Zugno” é o resultado de mais de 10 anos de organização e catalogação do acervo de José Zugno realizado pelo seu filho Ricardo. Apresenta uma pequena parcela de documentos, fotos e objetos do acervo da vida pessoal e um importante período da história do Município de Caxias do Sul. A sala que recebe a exposição é simbólica, pois é o espaço que integrava a redação do jornal Correio Riograndense, onde José Zugno, semanalmente, sentava-se para redigir a coluna Vida Agrícola, que manteve por mais de 50 anos.

José Zugno foi incansável na disseminação dos conhecimentos que dispunha e na busca de novas fontes de pesquisa. Diante de uma era Google ainda inimaginável, ele coletou e conservou um vasto acervo de informações e materiais sobre tudo o que se relacionasse à natureza. 

A exposição está abertA para visitação de segunda a sexta das 8h30 às 11h30 – 13h30 às 17h. Para agendamento de outros horários o museu atende pelo telefone (54) 3220-9565, ou pelo e-mail [email protected].