Selecione

5). O escritor

... Como escrevi nesta Crônica, e numa segunda, numa terça, numa quarta vez e no tratado que fiz sobre Eliseu (p. 427). Como disse na outra Crônica na qual descrevi os doze delitos de Frederico imperador (p. 294). 
Eu, quando escrevi as diversas crônicas, usei um estilo simples e inteligível, tanto que minha sobrinha, para quem eu escrevia, pudesse entender o que lia; nem me importei com o ornato das palavras, mas principalmente de escrever a história de acordo com a verdade (p. 270). 
... Lê aquela outra crônica, que começa: “Octavianus Caesar Augustus, etc.”. que escrevi no convento de Ferrara, no ano em que Luiz, rei da França foi feito prisioneiro nas regiões do ultramar, isto é, em 1250 (p. 311). E estamos agora no ano de 1284 e ainda não deixei de trabalhar em muitas outras crônicas que, a meu juízo, são ótimas, das quais tirei tudo que era supérfluo, falso, ou contraditório, e certos abusos (pp 311-312). 
... E por isso podem aplicar-se ao bem-aventurado Francisco as palavras do Apocalipse, 1: Vi alguém semelhante ao Filho do Homem. No que foi semelhante a Cristo, como já escrevi alhures, deixo de dize-lo aqui (p. 282). 
... No ano de 1259 eu morava em Borgo San Donnino e compuz e escrevi um outro Livro dos Tédios à imitação de Patecclo (p. 574).