Selecione

3). A sua entrada na Ordem

Terceiro filho (de Guido de Adam) fui eu, Frei Salimbene que, quando cheguei à encruzilhada da virtude e do vício(pycthagoricae litterae), isto é, aos três lustros, entrei na Ordem dos frades menores, na qual vivi muitos anos, como sacerdote e pregador, e vi muitas coisas e morei em muitas províncias e aprendi muitas coisas. (p. 53). 
... Quem me aceitou na Ordem foi Frei Elias, quando estava em viagem para Cremona para encontrar o imperador, mandado pelo papa Gregório IX, no ano de 1238. 
... Então meu pai foi a Assis, onde estava Frei Elias, e entregou ao ministro geral a carta do imperador, que começava assim: “Para mitigar as penas do senhor Guido de Adam...”. Frei Illuminado, que era então secretário de Frei Elias, e que transcrevia cartas mais bonitas que eram mandadas ao ministro geral pelos príncipes do mundo e as guardava em uma sua pasta, me fez vê-la mais tarde, quando morei com ele no convento de Sena. Frei Illuminato tornou-se depois ministro da Província de São Francisco, e depois bispo de Assis, e lá terminou seus dias (p. 54).