Tamanho do Texto:
A+
A-

Santuário Basílica da Medianeira celebra os 120 anos de presença dos frades capuchinhos no Rio Grande do Sul

18/06/2016 - 11h08
Missa será transmitida De Santa Maria (RS, pela Rede Vida de Televisão, na segunda-feira (20, ás 9h

Na próxima segunda-feira, dia 20 de junho, às portas do Santuário Basílica da Medianeira se abrem para a missa transmitida ao vivo mensalmente pela Rede Vida para todo o Brasil dentro do Projeto de Evangelização da Arquidiocese de Santa Maria.

Neste mês, a celebração marcará os 120 anos da chegada dos frades capuchinhos no Estado com a presença do Frei Cleonir Dalbosco, provincial da ordem que vem de  Caxias do Sul juntamente com o frei Nilmar Gatto. Também estarão presentes o Frei Miguel Debiasi de Marau, Frei Luiz Turra de Porto Alegre, Freio Eudes Capellari de Santa Maria.

Essa data está sendo comemorada em todas as cidades que possuem paróquias com párocos e vigários capuchinhos. O objetivo é resgatar a história; celebrar os 120 anos; promover a animação vocacional e incentivar a criatividade e a partilha.

Em Santa Maria, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima conta com o trabalho dos freis capuchinhos desde 1948. O pároco Frei Eudes Capellari  e os vigários Frei Darci Trucolo e Valdir Pretto estão a frente da comunidade.

O arcebispo metropolitano, Dom Hélio Adelar Rubert, irá presidir a celebração que contará com a presença dos alunos, professores e direção do Colégio Fátima e da comunidade da Paróquia de Fátima.

A Missa inicia às 9 h na próxima segunda-feira e será transmitida ao vivo pela emissora católica Rede Vida para todo o Brasil. A Rádio Medianeira AM 1130 também irá transmitir a celebração.

 

A Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul é considerada a primeira província do hemisfério Sul e da América Latina e, hoje, está entre as cinco maiores do mundo.

A data oficial de chegada dos frades é 18 de janeiro de 1896. Em todas as paróquias que possuem párocos e vigários capuchinhos, serão realizadas ao longo do ano celebrações que retomam a história e a importância da presença da Ordem no desenvolvimento das respectivas regiões. O lema 120 anos: “gratidão, paixão e esperança!” convida os frades a olhar o passado da província com gratidão; viver o presente da província com paixão; abraçar o futuro da província com esperança. 

Passados 120 anos de presença no RS, a ação dos capuchinhos, hoje, abrange missões populares, ações sociais (com mais de 20 projetos), pastoral paroquial e hospitalar, animação vocacional e escolas formativas, escola superior de teologia, museu, meios de comunicação (jornais, rádios em redes, sites e plataformas mobile), gráficas, centro de eventos e pousadas voltadas ao turismo e saúde sempre com a marca da alegria franciscana, da simplicidade e disponibilidade para atender as carências da sociedade, testemunhando o carisma do fundador Francisco de Assis.

O entusiasmo missionário já levou os capuchinhos gaúchos a atuar em Portugal, em vários países da África, na Nicarágua, na República Dominicana, França, Haiti, Brasil Central (Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Goiás), interior de São Paulo, Mato Grosso e Rondônia.

A Missão no RS foi elevada à categoria de Província em 1942. Assim, a Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul é considerada a primeira província do hemisfério Sul e da América Latina e, hoje, está entre as cinco maiores do mundo. Atualmente, com 246 membros, sendo 180 freis no Rio Grande do Sul e de Santa Catarina; 45 na Custódia Provincial Brasil Oeste - Mato Grosso e Rondônia e 21 na Delegação Provincial do Haiti.

A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos iniciou na Itália em 1528 e, hoje, está presente em 108 países. No Brasil, está organizada em 10 províncias e duas custódias, totalizando 1.100 frades. Na América Latina e Caribe conta com 30 províncias, cinco custódias e duas delegações.

 

 

SERVIÇO:

Missa ao vivo pela Rede Vida de Santa Maria para todo o Brasil

Projeto de Evangelização da Arquidiocese de Santa Maria

Celebração dos 120 anos dos Capuchinhos no Rio Grande do Sul

Data: 20 de junho – segunda-feira

Horário: 9h às 10h

Local: Santuário Basílica da Medianeira

Endereço: Av. Medianeira, 631

Informações: (55) 3025 8752 / 3221 4085

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Imaculada Conceicao)

Deixar um comentário