Delegação Provincial do Haiti

Breve histórico da Delegação Provincial do Haiti

Os freis capuchinhos, por meio do envio de missionários da Província do Rio Grande do Sul, estão há mais de uma década em missão no Haiti, nas cidades de Abacou, Beraud e Porto Príncipe. A Província dos Freis Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul leva o rosto franciscano às comunidades daquele país, onde as necessidades vão dos itens básicos de higiene à saúde, educação, moradia, transportes e trabalho até o cuidado com a espiritualidade e religiosidade. Os Capuchinhos se juntam a outras Congregações Religiosas para ajudar a população haitiana a construir sua história a partir do olhar de Jesus Cristo, manifestado no Evangelho.

Existe também o objetivo de consolidar a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos no Haiti e os resultados já começam a ser percebidos, pois ao longo dos anos de missão já surgiram, e continuam a despertar, diversas vocações à Vida Religiosa Consagrada na Ordem. Os vocacionados haitianos, que desejam ser freis, realizam uma parte de sua formação no Haiti e outra parte no Brasil, em conjunto com a Província do Rio Grande do Sul e a Custódia Provincial do Mato Grosso e Rondônia. Depois retornam ao seu país para lá atuarem e integrarem a missão. O padroeiro da Delegação Provincial do Haiti é o santo capuchinho italiano, Frei Pio de Pietrelcina. 

 

Definição do termo Delegação

Quando a Ordem Capuchinha possui uma frente de missão ela denomina esta região como Delegação.

A Delegação, por sua vez, fica vinculada à uma região / circunscrição que já é autônoma em questão de sustento econômico, em quantidade de vocações e juridicamente falando, no que diz respeito às leis da Igreja. 

O Haiti, portanto é uma Delegação Provincial, pois está vinculado à Província do Rio Grande do Sul, até que consiga atingir um número favorável de freis naturais daquele país, tenha uma fonte de sustento próprio e a Igreja e Ordem Capuchinha reconheçam como Província.

 

Atual coordenação da Delegação do Haiti

Estando sob jurisdição do Ministro Provincial dos Freis Capuchinhos do RS, o Conselho da Delegação do Haiti está organizado do seguinte modo: 

Delegado Provincial - Frei Phillipe Justin

Vigário da Delegação -  Frei Parnel Jeanty

Conselheiro e Ecônomo -  Frei Etienne Daceus

 

Missionário da Província no Haiti

Integra a Delegação do Haiti, atualmente, o frei capuchinho Aldir Crócoli - natural do Rio Grande do Sul. 

 

Onde estão e atuam os Freis no Haiti

- Fraternidade São Boaventura em Porto Príncipe (capital), onde há duas casas. Dentre elas a chamada Casa Laudato Si', onde se situa o projeto da Fábrica de Produção de Telhas Plásticas. Na capital os freis também estão envolvidos com a pastoral em comunidades e assistência social à população. 

- Fraternidade São Francisco de Assis em Beraud, onde também existem duas casas. É onde funciona o aspirantado e os freis atendem duas paróquias e uma escola. 

- Fraternidade Santo Antônio de Pádua em Abacou, onde os freis atendem uma Paróquia, uma escola e o chamado Projeto do Gelo. 

Há ainda 4 freis haitianos que estão atuando como presença fraterna e missionária em Nova Jersey (EUA) e Porto Rico. 

 

Uma missão que brota da caridade

Nestes anos de atuação no Haiti, os Freis Capuchinhos contaram com o apoio solidário de muitas pessoas  de boa vontade do Brasil e outros países, sobretudo na construção dos espaços estruturais necessários para que a missão fosse estabelecida. Ainda hoje são muitas as pessoas que, por meio da prática cristã da caridade, auxiliam os freis na manutenção da missão. Fica aqui o registro de nossa gratidão às pessoas que de alguma foram colaboraram em algum momento de necessidade e que continuam a nos apoiar. Deus vos abençoe! Paz e bem!