Custódia Provincial do Brasil-Oeste

Um pouco da história da presença dos Capuchinhos do RS nas terras do Mato Grosso e Rondônia...

 

"Com a ereção, em 2 de setembro de 1981, da Província do Brasil Central, os capuchinhos do Rio Grande do Sul vislumbraram a possibilidade de abertura de uma nova frente missionária, mais ao norte do Brasil. Mato Grosso e Rondônia, estados que experimentavam um grande afluxo de população migrante e dispunham de frágil estrutura eclesial e nenhuma presença capuchinha, apresentaram-se como possibilidade.

Em 1983, com a aprovação do Ministro Geral e da Assembleia Provincial, os primeiros frades - Constantino Deon, Natalino Vian e Eliseu Menegat - partiram para Tangará da Serra, na Diocese de Diamantino, no Mato Grosso. Na noite de Natal, assumem a administração da Paróquia.

Dois anos depois, em fevereiro de 1985, os Freis Danilo Pagliari, Alceu Boniatti e Silvestre Bizotto passam a residir na cidade de Pimenta Bueno, em Rondônia, ali assumindo a direção da Paróquia. Lentamente a presença se expandiu para várias locali- dades dos dois estados.

Em 1988, os frades se estabeleceram em Cuiabá na perspectiva de ali estabelecer a
sede da missão. Junto com a Paróquia, ali foi instalada a Casa de Formação São Francisco de Assis. Em maio de 1989, com a presença do Ministro Provincial, foi realizada a primeira assembleia da Custódia Brasil Oeste onde foram estabelecidas as prioridades para a região.

Em janeiro do ano seguinte, os freis se
estabeleceram em Porto Velho, capital de Rondônia, atendendo uma paróquia urbana e duas ribeirinhas. Pouco a pouco, estrutura-se a formação para acolher vocacionados da região. [...]

Em 29 de julho de 1993, foi criada a Custódia São Francisco de Assis, composta por 22 frades professos perpétuos, tendo como seu primeiro superior Frei Carlos Albino Zagonel. Em 25 de janeiro de 1997, foi instalado o noviciado São Francisco de Assis em Cuiabá. Em 04 de outubro de 2009, o Noviciado passou a ser integrado ao da Província e Custódia da República Dominicana e Haiti, em Marau - RS." 

Na atualidade, na Custódia Provincial Brasil Oeste, os Capuchinhos marcam presença nas seguintes cidades: no Mato Grosso - Cuiabá, Tangará da Serra, Campo Novo dos Parecis, Comodoro, Campos de Júlio; em Rondônia - Porto Velho, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Vilhena. 

O principal apostolado dos Capuchinhos nos dois estados é o atendimento em paróquias. Contudo, há um frei que atua no Conselho Indigenista Missionário - CIMI. Há ainda freis que atuam diretamente na formação interna da Ordem, sendo que existe hoje, Casas de Formação em funcionamento nas seguintes cidades: Cuiabá (Pós-noviciado); Tangará da Serra (Postulado) e Porto Velho (Pós-noviciado). 

Há ainda a presença de um frei natural da Custódia do MT e RO na Fraternidade Internacional em Letícia (Colômbia), bem como a presença de outro frei em Roma. Há um pós-noviço em estágio missionário na Custódia do Amazonas e Roraima. E a presença, para fins de estudo teológico, de 3 pós-noviços no Rio Grande do Sul. 

O atual conselho custodial é formado da seguinte forma: 

  • Frei Gilberto Antonio Bedin - Custódio
  • Frei Luciano de Souza Santos - 1° Conselheiro e Secretário Custodial 
  • Frei Hélio Aparecido dos Santos - 2° Conselheiro
  • Frei Laudino Pelicer - 3° Conselheiro
  • Frei Valdir Inácio Schneider - 4° Conselheiro 

Fontes: 

ZUGNO, Vanildo Luiz. Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul (1896-2021). Caxias do Sul, RS: São Miguel, 2022. 

PAX ET BONUM. Órgão oficial da Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Ano 72, n° 241, jan. 2024.