Tamanho do Texto:
A+
A-

Capuchinhos estão reunidos em assembleia

27/12/2016 - 12h22
Convento dos Capuchinhos de Garibaldi recebe mais de 150 freis nesta terça e quarta-feira

Uma mistura de costumes, raças e dialetos estão em sintonia nesta terça e quarta-feira (dias 27 e 28 de dezembro), no Convento dos Capuchinhos, em Garibaldi (RS), durante a assembleia de preparação do 24º Capítulo Provincial Eletivo (que acontecerá de 4 a 8 de setembro de 2017, também em Garibaldi). São cerca de 150 freis capuchinhos da Província do Rio Grande do Sul, da Custódia do Brasil Oeste e da Delegação Provincial do Haiti. O tradicional encontro, desta vez está sendo realizado em Garibaldi, justamente o local onde há 120 anos chegaram os primeiros freis da Província da Savoia ao Rio Grande do Sul. O objetivo da assembleia é fazer um diagnóstico da Província e definir prioridades que vão orientar a elaboração do planejamento provincial para o triênio 2017-2020 e fazer um balanço das inúmeras atividades e homenagens que integraram as comemorações dos 120 anos no decorrer de 2016. Além disso, o encontro possui um caráter festivo, fraterno, de relacionamento, convivência e confraternização, com a presença de quase todos os bispos do Rio Grande do Sul e de convidados especiais.

A manhã iniciou com uma celebração de abertura e a acolhida do provincial, frei Cleonir Paulo Dalbosco, seguida pela apresentação dos “120 anos de presença - elementos históricos que nos provocam hoje”, através do conhecimento do frei Vanildo Zugno, que acaba de publicar o livro Capuchinhos Franceses no Rio Grande do Sul - Presença e missão na Região Colonial Italiana e dos Campos de Cima da Serra, fruto de sua tese de doutorado. O arcebispo emérito de Feira de Santana, BA, dom frei Itamar Vian, realizou uma análise da conjuntura e situação atual da Igreja destacando os seguintes pontos: atualização da Igreja; Igreja missionária, profética e misericordiosa; evangélica opção preferencial pelos pobres, responsabilidade dos cristão leigos; Ecologia – Casa Comum; Ser Cristão Hoje; Pastoral Urbana; Migrações; Questão Agrária; Posicionamento Político, Escândalo dos Abusos Sexuais; e Crise Vocacional.

O conselheiro geral, frei Sérgio Dal Moro, marcou presença por vídeo conferência onde destacou que a trajetória dos 120 anos dos Capuchinhos faz parte do “Projeto de Deus - o espírito de Deus esteve presente na história dos antepassados e serve de ânimo para as futuras gerações”. O frei salientou o desafio com a identidade da Ordem, a riqueza do carisma e a necessidade de manter viva a memória. Uma breve apresentação foi feita pelos coordenadores dos sete Conselhos dos Setores: Serviço de Animação Vocacional – SAV, Formação Inicial, Pastoral, Obras Sociais, Meios de Comunicação Social, Administração e Econômica; da Custódia e da Delegação. A manhã encerrou com trabalho de grupos para “Avaliação do Momento Provincial”, onde o objetivo foi apontar os sinais de gratidão, sinais de esperança e as sugestões de prioridades para o triênio 2017-2020.

À tarde, a programação iniciou com o show de Giovanne Mattiello, seguida por uma sessão plenária, onde os 12 grupos de discussão da manhã puderem apresentar os sinais de gratidão, os sinais de esperança e as sugestões para o triênio 2017-2020. Em suma, a gratidão está presente na contribuição dos Capuchinhos nas áreas como educação, saúde, formação, comunicação, obras sociais, espírito missionário e a  presença dos voluntários leigos. A esperança é fortalecida especialmente com a missão no Haiti, jornadas vocacionais, formação através de uma escola de visão franciscana, postura como província em busca do fortalecimento das vocações junto ao povo, Papa Francisco como maior divulgador através de suas ações do carisma franciscano, presença nas periferias com as ações sociais e a própria Casa de Saúde para atendimento dos frades enfermos, além do meios de comunicação social proporcionando maior visibilidade das ações desenvolvidas pela Província.

Como sugestões para o próximo triênio foram apontadas medidas como priorizar a animação vocacional, com projetos voltados para a juventude, retomada das datas franciscanas e a integração da formação inicial até a formação acadêmica e permanente e a divulgação do carisma; no campo da fraternidade propostas da retomada da mística cristã onde a fraternidade seja um local de acolhida e valorização dos frades; assumir o espírito de uma Igreja em saída, das missões às pastorais urbanas, inserção dos leigos e presença dos freis na comunidade; administração dos bens elegendo prioridades, fazendo readequações e assessoria técnica com uma gestão profissionalizada; por fim, avaliar o modelo de governo e dos conselhos da província, tornando-os mais presentes, consolidando desta forma seus objetivos para que atinja o todo da Província.

  Outro ponto alto do encontro foi a eleição da equipe pré-capitular, escolhida com o voto de cada frei presente na assembleia. Foram eleitos: frei Claudelino Brustolin (54 votos), Álvaro Morés (10), Vanildo Zugno (09), José Bernardi (08), Luiz Carlos Susin (06). O grupo vai coordenar a elaboração do instrumento de trabalho – proposta de Plano Trienal – a ser encaminhado aos delegados do Capítulo Provincial de 2017. As atividades do dia foram encerradas com a Profissão Perpétua de frei Vandrigo Zacchi, em uma celebração realizada com a presença de todos os freis,  familiares e amigos, na igreja matriz São Pedro. Com o lema “Louvai e bendizei ao meu Senhor, e dai-lhe graças, e servi-o com grande humildade” (Cant 14), frei Vandrigo Zacchi vem construindo um modelo de vida, baseado na oração de exaltação de Deus, reconhecendo que Ele é o “Altíssimo”, e assim sendo, servirá a ele com humildade. Portanto estas três palavras sintetizam este lema: Oração, Serviço, Humildade e estão intrinsecamente conectadas, pois a oração direciona ao serviço, e um servir humilde, seguindo a inspiração francisclariana “não perca de vista, seu ponto de partida”.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Comunicação RS (Frat. Imaculada Conceicao)

Deixar um comentário