Tamanho do Texto:
A+
A-

Capuchinhos recebem homenagem de Vereadores de Vacaria

28/09/2016 - 08h25
Presença em na região nordeste do Estado é desde o ano 1900
Nesta terça-feira, 27/09, a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos no Rio Grande do Sul recebeu homenagem durante Sessão Solene, na Câmara de Vereadores de Vacaria, pelos 120 anos da chegada dos primeiros freis franceses em solo gaúcho e aos 116 anos de presença dos Capuchinhos em Vacaria. 

A proposta apresentada pela Mesa Diretora, ressalta a atuação dos freis em áreas reconhecidas, como missões populares, pastoral paroquial e meios de comunicação, na cidade de Vacaria e região, através das rádios Fátima (emissora integrante da RedeSul de Rádio) e Maisnova FM.

Dezenas de pessoas prestigiaram a sessão que teve as manifestações das lideranças das bancadas do PT e PP além do prefeito em exercício Gilberto Wolschick. O vice provincial frei Nilmar Gatto ressaltou a participação dos freis em Vacaria e no final recebeu uma placa comemorativa. 

Com o lema 120 anos: Gratidão, Paixão e Esperança! a data vem sendo celebrada ao longo deste ano uma variada programação religiosa; atividades; eventos e homenagens, entre eles: no Senado Federal e Assembleia Legislativa (março) e nas Câmaras de Vereadores de alguns municípios onde os Capuchinhos contribuíram com sua presença e ação pastoral: além de Vacaria, Garibaldi, Caxias do Sul, Santa Maria, Marau e Ibiraiaras.

Presença Capuchinha em Vacaria

Os primeiros freis franceses que chegaram ao Estado, com a missão de pregar as santas missões entre os imigrantes italianos, logo perceberam que precisavam estender a evangelização para o povo luso-brasileiros dos Campos de Cima da Serra. A convite do padre Mário Deluy pregaram as missões em Vacaria em preparação à passagem do ano 1900. Os dois fundadores da Província, frei Bruno de Gillonnay e frei Leão de Montsapey foram também os dois primeiros missionários capuchinhos de Vacaria.

Em janeiro de 1903 frei Alfredo de Saint Jean d’Arves foi nomeado pároco da freguesia Nossa Senhora de Oliveira de Vacaria, tendo sido esta a primeira paróquia assumida pelos Capuchinhos no Rio Grande do Sul. Seguiram-se, na função, freis Teófilo de Villard e Pacífico de Bellevaux. Foi frei Pacífico que, com projeto arquitetônico de frei Efraim de Bellevaux, conseguiram viabilizar a construção da atual catedral de Vacaria, em estilo gótico.

Em 10 de fevereiro de 1957 a prelazia de Nossa Senhora de Oliveira foi elevada à categoria de Diocese. Com a chegada do bispo diocesano dom Augusto Petró os Capuchinhos prevendo a necessária saída da catedral solicitaram um novo espaço para seu trabalho. O bispo por decreto de 25 de janeiro de 1959 concedeu de forma permanente uma nova paróquia dedicada à Nossa Senhora de Fátima. As missões populares fazem parte do carisma original da Ordem Capuchinha e desde 1963 a equipe das Missões Populares tem sede em Vacaria. A Rádio Fátima também nasceu ligada as missões, em 1967. Os freis desejavam fazer da rádio um prolongamento da mensagem. Na década de 90 chegou o canal de FM onde opera a emissora Maisnova.

 

Redação Rádio Fatima de Vacaria

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Imaculada Conceicao)

Deixar um comentário