Tamanho do Texto:
A+
A-

TAU-04 será implantado em Lagoa Vermelha, RS

16/07/2019 - 10h00
No dia 08 de julho aconteceu a primeira reunião para implantação.

No dia 08 de julho, na Paroquia Santo Antônio de Lagoa Vermelha - RS, aconteceu a primeira reunião de implantação de uma nova Fraternidade do TAU-04.

Neste primeiro encontro o orientador espiritual do TAU-04 no estado do Rio Grande do Sul, Frei Bruno Agostineto, apresentou qual é o processo a ser seguido para que o grupo seja implantado na paróquia.

Foi definido que 10 jovens e 6 guardiães participarão do Capítulo do TAU-04 de Caxias do Sul, no próximo mês de setembro. 

O pároco da Paróquia Santo Antônio de Lagoa Vermelha, Frei Carlos Raimundo Rockenbach, demonstra seu apoio e alegria com o projeto de implantação do TAU-04: "Fico agradecido e feliz com a chegada do TAU-04 em nossa Paróquia. Ele vem para enriquecer ainda mais a vida de nossas comunidades. Sabemos que a juventude é muito importante na vida de nossa Igreja, ela é a esperança de um presente e um futuro alegre e sempre repleto de boas novidades. Desejo que a juventude lagoense faça e encontre no TAU-04 um espaço para  vivenciar e fortalecer sua caminhada de fé com seu jeito jovem. Contem comigo nesta caminhada", finaliza frei Carlos. 

O que é o TAU 04 e como implantá-lo em sua paróquia

O TAU 04 é um grupo de jovens que pertence ao Movimento da Juventude Capuchinha. O grupo é destinado, de modo geral, a jovens da faixa etária dos 12 aos 16 anos que estejam ou tenham concluído a catequese. Seu objetivo é proporcionar aos jovens uma experiência fraterna e eclesial, despertando neles o espírito de liderança e favorecendo o cultivo das virtudes humanas e cristãs a partir do carisma franciscano - capuchinho.

O TAU 04 possui uma nomenclatura própria, inspirada nas denominações franciscanas. Por exemplo: o grupo é denominado de "Fraternidade"; os adultos que participam são chamados de "guardiães"; o retiro anual é chamado de "capítulo"; os jovens que vão participar do Capítulo são chamados de "noviços/as";  os jovens que já participaram do Capítulo são chamados de "irmãos/ãs"; o frei que acompanha uma fraternidade, ou mais, é chamado "orientador espiritual".

O TAU04 hoje está presente nas seguintes paróquias do Rio Grande do Sul: Imaculada Conceição - Caxias do Sul, Nossa Senhora de Lourdes - Flores da Cunha, Nossa Senhora Medianeira - Barros Cassal, Santa Teresinha - Nicolau Vergueiro, Cristo Rei - Marau, Nossa Senhora de Fátima - Santa Maria (em fase de implantação) e Lagoa Vermelha (também em fase de implantação). 

Critérios básicos para implantação do TAU 04:

1) A Paróquia deve estar sob responsabilidade e receber atendimento dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul;

2) O Pároco e o Conselho de Pastoral Paroquial devem estar de acordo em dar pleno apoio ao projeto;

3) É necessário entrar em contato com o orientador espiritual do TAU 04 em nível de Estado - que atualmente é o frei Bruno Agostineto - o qual visitará a paróquia e apontará os encaminhamentos a serem realizados pela mesma.

Entre em contato pelo email: [email protected]

A sigla TAU 04 possui o seguinte significado:

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)

Deixar um comentário