Tamanho do Texto:
A+
A-

Fraternidade do TAU 04 realiza Pré-Capítulo em Caxias do Sul

30/04/2019 - 11h30
O encontro foi realizado nos dias 27 e 28 de abril de 2019, em Caxias do Sul. Mais de 50 pessoas participaram.

A fraternidade do TAU 04 de Caxias do Sul realizou, nos dias 27 e 28 de abril, nas dependências da comunidade São Francisco de Assis, pertencente à Paróquia Imaculada Conceição, um encontro chamado "Pré-Capítulo". Participaram deste momento: 34 Irmãos e Irmãs (denominação dada aos jovens do grupo), também guardiães (adultos do grupo), bem como, Postulantes e Freis Capuchinhos. Ao total mais de 50 pessoas se envolveram neste Pré-Capítulo. 

O Pré-capitulo é um momento especial de aprofundamento e renovação da experiência do Capítulo. O pré-capítulo é também uma preparação para os jovens que trabalharão no Capítulo que, em Caxias do Sul, será realizado no mês de setembro. 

A dinâmica do encontro foi desenvolvido a partir do tema “O Ressuscitado vive entre nós" e do lema: “Senhor que queres que eu Faça?”. O encontro contemplou os três princípios da proposta do Pré-capítulo, a saber:

A) Espiritualidade, com momentos fortes de oração, adoração e celebração eucarística.

B) Formação, com o desenvolvimento das temáticas do encontro, além de pensar a estruturação do próximo Capítulo.

C) Lazer, com a realização de uma seção de cinema e de um debate e partilha de experiências pessoais, além dos intensos momentos de animação. O filme assistido foi: “O Primeiro Aluno da Classe”. 

Os jovens se envolveram na dinâmica do Pré-Capítulo e saíram com o coração trasbordante de alegria, por terem feito a experiência com o Senhor Ressuscitado. Ao final do encontro, receberam o envio com a missão de preparar o 3° Capítulo da Fraternidade do TAU 04 de Caxias do Sul, que acontecerá nos dias 28 e 29 de setembro de 2019. 

SAIBA MAIS: 

Entenda um pouco sobre as nomenclaturas do TAU 04

Por ter insipiração no carisma franciscano-capuchinho, o TAU 04 utiliza-se de muitas denominações franciscanas, veja alguns casos: Fraternidade - é o termo utilizado para denominar cada grupo do TAU 04; Guardião/guardiães - é o termo utilizado para denominar os adultos que acompanham as fraternidades; Irmão/ã - é o termo utilizado para denominar os jovens que já participam do TAU 04 há mais tempo; Noviço/a - é o termo utilizado para denominar os jovens que participarão do Capítulo do TAU 04; Capítulo - é o termo utilizado para denominar o retiro anual que cada Fraternidade do TAU 04 realiza, para que mais jovens possam integrar o movimento; Orientador Espiritual - é o termo utilizado para denominar o frei que acompanha uma ou mais fraternidades do TAU 04. 

 

Colaborou na matéria: Frei Bruno Agostineto - orientador espiritual do TAU 04 na Província dos Capuchinhos do RS

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)

Deixar um comentário