Tamanho do Texto:
A+
A-

Fraternidade do TAU-04 realiza Pré-capítulo em Flores da Cunha, RS

16/07/2019 - 09h00
O encontro foi realizado entre os dias 06 e 07 de julho de 2019.

Nos dias 06 e 07 de Julho, a Fraternidade do TAU-04 da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Flores da Cunha - RS realizou seu Pré-Capítulo nas dependências da comunidade São Cristóvão.

Estiveram presentes no encontro mais de 60 pessoas, dentre as quais 40 eram jovens que integram o Movimento. Se fizeram presentes também os guardiães, que são adultos que acompanham os jovens, e os freis: Láercio D. da Luz (animador vocacional dos Capuchinhos do RS) e Bruno Agostineto (orientador espiritual do TAU-04 no RS). 

O Pré-capitulo é um momento especial de aprofundamento e de renovação da experiência já vivenciada no Capítulo.  Vale recordar que o TAU-04, por ser um movimento juvenil franciscano-capuchinho, utiliza-se de nomenclaturas próprias da família franciscana, sendo assim o termo "Capítulo" refere-se ao Retiro Anual que cada "Fraternidade", isto é, grupo, realiza. O Pré-capitulo também é uma preparação para os jovens que trabalharão no Capítulo do TAU-04. 

A dinâmica do encontro foi desenvolvido a partir do tema: “Faço de Vocês luz, para que a palavra chegue em todos os corações” (Is 49, 1-9) e do lema: “Juventude, Sal da terra e luz do Mundo”. O encontro contemplou os três princípios da proposta do Pré-capitulo, a saber:

I) Espiritualidade: com momentos fortes de oração, adoração e celebração eucarística (com a presença dos familiares dos jovens). 

II) Formação: com o desenvolvimento das temáticas do Pré-Capítulo, além de pensar a estruturação do próximo Capítulo de Flores da Cunha.  

III) Lazer: com a realização de uma seção de cinema, onde foi transmitido o filme “Cartas para Deus” e como ação prática, a partir do filme, os jovens foram motivados a escreverem uma carta ao papa Francisco.

No decorrer deste Pré-Capítulo houve bastante interação dos jovens na dinâmica do encontro, além de intensos momentos de animação. Quem esteve presente saiu com o coração trasbordante de alegria pela experiência e encontro com Deus e com os demais irmãos e irmãs.

No final de semana onde foi refletido o Evangelho no qual Jesus envia os 72 discípulos em missão, os jovens e adultos presentes também receberam a missão de realizar o 2° Capítulo do Tau-04 de Flores da Cunha que acontecerá no dias 24 e 25 de Agosto de 2019. 

Confira a galeria com fotos do Pré-Capítulo, na parte superior desta notícia. 

Paz e bem!

 

 

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)

Deixar um comentário