Tamanho do Texto:
A+
A-

Fraternidade do TAU 04 realiza Pré-Capítulo em Nicolau Vergueiro - RS

22/05/2019 - 14h00
O encontro do grupo de jovens foi realizado no domingo, 19 de maio, mais de 100 pessoas participaram.

No domingo, 19 de maio, na Paróquia Santa Terezinha em Nicolau Vergueiro - RS, aconteceu o Pré-capítulo da Fraternidade local do TAU 04. Vivenciaram o encontro cerca de 50 jovens, além de freis capuchinhos, guardiães e pais, resultando em mais de 100 participantes.

A fraternidade do movimento juvenil TAU 04 (Testemunhas do Amor Universal de Francisco de Assis) é formada por jovens e adultos, conhecidos respectivamente como irmãos (ãs) e guardiães. Na região da Arquidiocese de Passo Fundo está presente nas paróquias Cristo Rei, de Marau, e Santa Terezinha, de Nicolau Vergueiro. São dois grupos, porém formam uma só fraternidade local.

O Pré-capítulo que foi realizado é um momento especial de aprofundamento e de renovação da experiência do Capítulo, denominação dada ao retiro anual do TAU 04. O pré-capitulo também é uma preparação para os jovens que trabalharão no Capítulo, que para a fraternidade de Marau e Nicolau Vergueiro será realizada no mês de agosto.

No dia 19, o encontro iniciou com a celebração eucarística celebrada junto da comunidade paroquial anfitriã. Durante o dia aconteceu momentos de integração e interação entre os dois grupos (de Marau e Nicolau Vergueiro). Houve ainda a reflexão sobre a estrutura e organização do Capítulo que acontecerá em agosto de 2019. O grupo de Nicolau Vergueiro preparou para o início da tarde um momento de apresentação de sua história, além de um momento mais intenso de integração, onde os participantes foram distribuídos em pequenas fraternidades, a fim de que, pudessem se conhecer melhor. s grupo de Marau apresentou a temática do encontro sobre a santidade dos jovens a partir da Encíclica do Papa Francisco Gaudete et Exultate. Apresentaram ainda, um teatro a partir das “Bens-aventuranças” e um trabalho em grupo, no qual visavam saber como é possível viver a santidade na juventude nos dias atuais.

O Pré-capítulo foi bastante intenso. Com este encontro os jovens e adultos que compõem o TAU 04, na região de Marau e Nicolau Vergueiro, puderam renovar sua caminhada por meio da espiritualidade, animação e reflexão de temas importantes. Ao final do encontro foram enviados para trabalharem na preparação do 2° Capítulo do TAU 04 de Marau e Nicolau Vergueiro que será em agosto de 2019. 


SAIBA MAIS:

O que é o TAU 04? 

O TAU 04 - Testemunhas do Amor Universal de Francisco de Assis, é um grupo de jovens que se direciona a partir do carisma franciscano-capuchinho.  Seu público alvo são jovens de 12 a 16 anos. O TAU 04 integra o chamado Movimento da Juventude-Capuchinha que é composto por outros grupos juvenis católicos, que possuem a espiritualidade ou carisma franciscano-capuchinho como inspiração, e estão presentes em paróquias atendidas pelos Freis Capuchinhos do RS. O TAU 04 tem por missão: proporcionar aos jovens uma experiência fraterna e eclesial, despertando na juventude o espírito de liderança e favorecendo o cultivo das virtudes humanas e cristãs a partir da Palavra de Deus e do carisma franciscano-capuchinho.

 

Colaborou na matéria: Frei Bruno Agostineto - orientador espiritual do TAU 04 na Província dos Capuchinhos do RS 

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)

Deixar um comentário