Tamanho do Texto:
A+
A-

Missões Capuchinhas: ontem e hoje!

28/02/2019 - 11h30
Frei Volmir Luís Warken, coordenador da Equipe dos Freis Missionários do RS, deixa uma palavra sobre as missões populares capuchinhas.

Missão: essência da atuação da Igreja e dos Capuchinhos no mundo 

O Papa Francisco na Exortação Apostólica “Alegria do Evangelho” diz: “A intimidade da Igreja com Jesus é uma intimidade itinerante, e a comunhão reveste essencialmente a forma de comunhão missionária. Fiel ao modelo do Mestre, é vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demoram sem repugnâncias e sem medo” (EG 23). Portanto, a missão faz parte intrínseca e essencial da natureza da Igreja, de sua presença e ação no mundo.

Foi justamente para atender o chamado missionário da Igreja que os Capuchinhos Franceses de Sabóia (França) implantaram a Ordem Capuchinha no RS em 1896. Os pioneiros foram frei Bruno de Gillonay e frei Leão de Montasapey que chegaram em Conde d’Eu (Garibaldi) em 1896, para serem missionários populares entre os imigrantes italianos. Tão logo chegaram, iniciaram suas atividades missionárias, tornando-se missionários ambulantes, exercendo todas as funções do ministério: batizar, preparar à primeira comunhão, celebrar missa, ministrar a unção dos enfermos e confessar.

Até 1906, as missões populares não eram atividades exclusivas dos missionários. Viviam em suas fraternidades e de tempo em tempo, empreendiam jornadas missionárias. Em 1907, devido ao crescimento constante da missão e exigência de maior organização, planejamento decidiu-se constituir o diretor das missões populares (um frade direta e pessoalmente responsável pelas missões). Só entre os anos de 1939 a 1942 é que se organizou o corpo missionário efetivo, isto é, vários freis incumbidos exclusivamente das missões populares, e isto permanece até hoje. Neste período passaram pela equipe muitos frades, cada um dando a sua contribuição na organização, atualização, estruturação e pregação missionária.

As missões populares dos capuchinhos na atualidade

A missão nos últimos anos, se desenvolve em três etapas distintas, mas interligadas. A primeira etapa (pré-missão) é o tempo de organização, formação das equipes de trabalho, preparação e motivação para a missão através de encontros nos grupos de reflexão, celebrações, visitação, propaganda e divulgação. A segunda etapa (missão) é o momento mais forte, intenso e extenso de evangelização. Nesse momento acontece o mais característico das missões populares, a evangelização de massa através de palestras, celebrações, bênçãos, procissões, visita aos enfermos, atendimento individual e confissões. A terceira etapa (pós-missão) visa à continuidade da caminhada missionária. Compreende, normalmente alguns cursos de formação e treinamento para lideranças. Os cursos oferecidos são: liturgia. Catequese, grupos de reflexão, conselho de pastoral. Acontece mais ou menos um mês após a missão.

Com o lema “Missões Capuchinhas a serviço da vida, da paz e do bem”, através das missões, além de divulgar o carisma franciscano capuchinho com o nosso modo de ser, viver e de pregar, procuramos colaborar com as comunidades em sua caminhada no processo de salvação; incentivar e fortalecer tudo o que já existe de bom; abrir novas perspectivas para a vida pessoal, familiar e comunitária; despertar, esclarecer e animar a fé; fortalecer, dinamizar e orientar a vida e o compromisso cristão na comunidade e na sociedade; animar e fortalecer as lideranças existentes nos diversos setores de pastoral e despertar outras para o serviço comunitário; incentivar as organizações que buscam defender a vida, anunciar e esclarecer a verdade sobre Deus, Jesus Cristo e Maria – Mãe de Jesus; refletir sobre o valor e a dignidade do ser humano; refletir sobre as características, valores e cuidados nas diferentes etapas da vida; orientar os jovens na escolha e discernimento vocacional e profissional; refletir sobre a família no plano de Deus, as diferentes configurações e sua missão; refletir sobre a caminhada histórica da Igreja, sua organização e missão tendo como inspiração o Papa Francisco; motivar para que todo o batizado seja discípulo missionário de Jesus.

A atual equipe dos Freis Missionários Capuchinhos do RS 

Neste ano fazem parte da equipe dos freis missionários capuchinhos da província do Rio Grande do Sul os freis: Claudecir Fantini, Valdir Schneider, Volmir Luís Warken juntamente com os novos integrantes, Frei Vandrigo Zacchi e Frei Juan Miguel Gutiérrez Mendéz. 

Da esq./dir.: Na fila de cima: Frei Volmir e Frei Valdir. Na fila debaixo: Nossa Senhora de Fátima (padroeira da equipe), Frei Juan, Frei Claudecir e Frei Vandrigo.

Atividades da Equipe Missionária em 2019

As missões populares capuchinhas em 2019 serão realizadas nas seguintes paróquias:

  • São Roque, Bento Gonçalves, de 14 de março a 06 de abril;
  • Nossa Senhora de Lourdes, Flores da Cunha de 26 de abril a 16 de junho;
  • Santo Antônio, Muitos Capões de 21 de junho a 07 de julho;
  • Santo Huberto, Ibirama (Santa Catarina) de 01 a 18 de agosto;
  • São Pedro, Garibaldi de 30 de agosto a 12 de outubro
  •  Nossa Senhora dos Navegantes, Porto Lucena de 05 de novembro a 08 de dezembro.

As atividades da equipe neste ano iniciaram dia 05 de fevereiro.  Além da pré-missão realizada nas comunidades urbanas da paróquia São Roque, Bento Gonçalves de 08 a 10 de fevereiro, nesses dias realizamos reuniões de planejamento das atividades e momentos de integração, convivência e confraternização; atualizamos as palestras, livros e celebrações de todas as etapas da missão; organizamos os materiais, equipamentos utilizados no trabalho missionário; participamos de celebrações de acolhida e posse de párocos em paróquias capuchinhas e diocesanas; colaboramos na realização de várias atividades da nossa fraternidade e trabalhos pastorais da paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Nos próximos dias, de 06 a 10 de março estaremos realizando a pré-missão com visita e celebração em todas as comunidades da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Flores da Cunha. E nos dias 14 de março a 06 de abril estaremos realizando as missões nas comunidades urbanas da paróquia São Roque, Bento Gonçalves.

Agende as missões populares capuchinhas em sua paróquia: 

FREIS MISSIONÁRIOS CAPUCHINHOS - RS 

Endereço: Largo de Fátima, 103 - Bairro Fátima
Cep: 95210-028 - VACARIA - RS - BRASIL 

Telefone/FAX: (0xx54) 3231.1319
E-mail: [email protected]

(Fonte: Frei Volmir Luís Warken)

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Comunicação RS (Equipe dos Freis Missionários Capuchinhos do RS)

Deixar um comentário