Tamanho do Texto:
A+
A-

Circunscrições se unem e realizam Missões no Tocantins

20/07/2015 - 09h16
Mais de 30 frades da província do Brasil Central e custódia Brasil Oeste missionam cidades a margem do rio Araguaia

Marianópolis do Tocantins e Caseara, cidades a margem do rio Araguaia, divisa com o Pará, numa distância 80Km entre ambas, foi o local escolhido para realização da missão popular. A Missão, foi organizada pela Província do Brasil Central, (Distrito Federalm, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins) e Custódia São Francisco de Assis (Mato Grosso e Rondonia) A organização da missão foi organizada pelo Conselho de Formação Inicial, de ambas as circuscições.

O Vigário Provincial frei Moacir Casagrande, da província Nossa senhora de Fátima, (Brasil Central) juntamente com o conselheiro da custódia, frei Frei Kellycio Medeiros Pereira, da possibilidade de integração entre Custódia Brasil Oeste e Província Brasil Central.   “Marcamos presença com quatro frades: Frei Kellycio Medeiros Pereira e os pós noviços frei Diego Freitas, frei Jean Mazzochi e Frei Rosivaldo Oliveira. Escolhemos uma única paróquia com presença capuchinha no Tocantins, que abrange as cidades de Marianópolis do Tocantins e Caseara para realizar esta missão” Explica frei Casagrande

Frei Diego Freitas, que participa pela primeira vez de uma missão do gênero, relata:  “Eu fui para o assentamento de agricultores, foi muito marcante. Como pós-noviço viver esta experiência de Missão. Falamos muito que o carisma franciscano-capuchinho é a missão e que devemos experimentar mais vezes esta experiência” relata Diego.

O grupo de missionários saiu na manhã 4 de julho, em comboio de Hidrolândia-GO com destino a Marianópolis do Tocantins em cinco automóveis e 35 frades entre vocacionados, freis sacerdotes. Nos dias 5 e 6 receberam formação sobre as Santas Missões Populares, tendo como base o Pe. Luís Mosconi. O grupo realizou celebração em ambas as comunidades. E em duplas, foram enviados às respectivas famílias que os acolheram. Durante cinco dias visitaram famílias urbanas, rurais e assentamentos de agricultores.

No domingo 12, as 19h30, nas duas cidades, foi realizada missa de encerramento, contando com a presença dos missionários e moradores das comunidades. E na segunda-feira 13, o grupo realizou avaliação da missão e confraternização e retornaram ás fraternidades de origem.

Veja as Imagens

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Conferência CCB)

Deixar um comentário