Tamanho do Texto:
A+
A-

Freis Pastoralistas Realizam Encontro

03/04/2016 - 12h21
Nos dias 27 a 31 de março de 2016, realizou-se no Centro de Formação Frei Silvestre em Pimenta Bueno-RO, o Encontro dos Freis Pastoralistas (Encopa)

Nos dias 27 a 31 de março de 2016, realizou-se no Centro de Formação Frei Silvestre em Pimenta Bueno-RO, o Encontro dos Freis Pastoralistas (Encopa). Com objetivo de fortalecer os laços fraternos, partilhas de experiências e com enfoque na formação permanente dos frades.

Frei Valdir Inácio Shneider assessorou e desenvolveu do tema: “Misericórdia na Vida Pastoral”, abordando o assunto colocando em evidencia sua historia e razões do “Ano Santo da Misericórdia”, as condições para sermos misericordiosos e o entendimento da misericórdia na ação pastoral.

O encontro proporcionou uma partilha de situações e experiências novas nas paróquias atendidas pelos Freis Capuchinhos na Custódia nas Regiões de Mato Grosso e Rondônia como:

  • Os “Amigos dos Capuchinhos”, organização criada para ajudar no sustento das casas de formação, como captação de recursos e ações comuns com os SAVs para melhor estrutura no itinerário formativo.
  • Foi entregue uma carta de conclusões do Terceiro Encontro deste mesmo Grupo em Tangara da Serra-MT com as seguintes considerações; ajuda financeira; priorizar a espiritualidade. Incentivar o SAV, Implantar a experiência em todas as paróquias como meios de contribuição e apoio, crescer a comunhão entre párocos, formadores e “Amigos dos Capuchinhos”; que a equipe de formadores da Custodia ajudem a animar estas equipes com visitas a estas lideranças e paróquia.

As proposições foram aceitas e os freis pastoralistas assumiram de comum acordo as sugestões contempladas na carta em âmbito Custodial.

Foi comunicado o encontro do SAV que vai acontecer nos dias 09 e 10 de abril de 2016 em Tangara da Serra-MT, com a participação de no mínimo cinco pessoas de cada paróquia do MT. Nos dias 16 e 17 de Abril o encontro será Em Vilhena-RO, com a participação de representantes das paróquias de Rondônia. Nos dias 19 e 20 de novembro em Sapezal–MT, acontecerá o quarto encontro Custodial dos “Amigos dos Capuchinhos”.

O Conselho sugere que as paróquias possam desenvolver uma maior afetividade com o calendário Franciscano capuchinho, não vê-lo apenas pelo lado financeiro. Que as paróquias possam estabelecer um número adequado de exemplares de calendários, procurar zeladores que possam incentivar a criar sintonia com as famílias. Também comunicaram que o Centro de Formação Frei Pio, em Cuiabá, está em fase acabamento, e que já vem sendo usado para alguns encontros de formação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida que contribui com R$500,00 mensais com a ABCM.

Frei Constantino Deon e Frei Luciano de S. Santos participaram do AEFRAN (Curso de Acompanhamento Espiritual Franciscano), em Viamão –RS dos dias 18 de janeiro a 26 de Fevereiro de 2016. Ambos relataram a experiência vivida e rezada, de um curso que tem como base a espiritualidade franciscana.

Frei Romeu Lucion colocou sobre a presença dos Freis Capuchinhos da Custodia em Porto Velho-RO, que seja respeitada e dada a devida importância. Ele pretende indicar na Assembléia um projeto denominado “Centro Social Beneficente Frei José Aparecido.”

Frei Miguel De Biasi, apresentou alguns dados sobre a vida da Província abordando os 120 anos de história (1896 – 2016). Toda gratidão, paixão e esperança, assim como toda repercussão que o evento esta tendo nos Meios de Comunicações Sociais. Também nos relatou a temática do triênio 2014-2017, a Nova modalidade de Animação vocacional com equipes paroquiais formadas, com calendário Antoniano, orações diárias pelas vocações, Romaria Frei Salvador, com materiais e subsídios vocacionais. A animação pastoral planejada em comunhão com a Igreja Local e com a formação de Lideranças, com a opção preferencial pelos pobres e missão popular. O processo Formativo segue o itinerário especializado. A Delegação Provincial do Haiti conta com a presença de Frei Aldir Crocoli e Frei Sergio Defendi. A Província envia recursos econômicos. Comunicações Sociais: conta com Rádios, sites, Correio Riograndense. Administração: reestruturação das fontes de sustento nas áreas dos empreendimentos gráficos, projeto Vila Flores, locações e produções agrícolas, aposentadorias e côngruas, pousada e escritório corporativo. Obras Sociais:  Casa Frei Pio com parceria com o poder publico, Casa Fonte Colombo, Museu dos Capuchinhos. Noviciado: Coração da Província como espaço de formação, espiritualidade pastoral, experiências intensivas, lazer. Frei Miguel ressaltou que o grupo do noviciado é dotada de muitos talentos e concluiu sua explanação abordando alguns desafios que deveremos enfrentar, como criar uma cultura vocacional, reestruturação dos empreendimentos, viver a fraternidade, visitas gratuitas, envelhecer com segurança.

Encerrou-se o encontro com a Celebração da Eucaristia, fonte e sustento de nossa vida e missão na Custódia Brasil Oeste. Paz e Bem!

 

Frei Irineu Lucion

Frei Elizeu Aiofi

Frei Luciano de Souza Santos

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Jean Ricardo Mazzochi (Convento São Francisco das Chagas - Pós-noviciado)

Deixar um comentário