Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei Capuchinho lança três obras

13/10/2016 - 08h29
Produção literária contempla textos de evangelização e poesias

Frei Sylvio Dall'Agnoll da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos no Rio Grande do Sul, a qual está celebrando 120 anos de presença no solo gaúcho, lançará três obras durante a 32ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que neste ano está sendo realizada na Praça das Feiras, localizada no Bairro São Pelegrino (entre a Av. Rio Branco e a Rua Feijó Junior).

A Feira conta com uma programação intensa e diversificada, sendo distribuída pelo Largo da Estação Férrea, Biblioteca Parque e Praça do Trem. Participarão 30 bancas, sendo elas, oito infantis e 22 gerais.   A 32ª Feira do Livro e o 3º Festival Literário e Cultural Entrelinhas, que se estende até o dia 16 de outubro, tem como tema "Ler ou Reler, eis a Paixão", em homenagem aos 400 anos de William Shakespeare. A programação completa está no www.feiradolivrocaxias.com

Frei Sylvio Dall'Agnoll – durante a Feira fará palestra e lançara três obras: A Vida e as Visitas da Imaculada Virgem e Mãe MariaAs flores e as árvores falam; A poesia da vida. Com 90 anos, o frade acredita que nunca é tarde para começar a escrever, visto que ele próprio passou a dedicar-se a literatura com mais de 50 anos e, nestas quatro décadas, soma 25 publicações. O frade orgulhasse da doação de cerca de 30 mil livros de sua autoria que contribuíram para a evangelização em todo o País. A experiência segundo o autor, trouxe ensinamentos, como por exemplo, a simplicidade da vida.

- 06 de outubro: palestra sobre a “Importância da Leitura”, às 16h, no Auditório da Biblioteca Parque da Estação;

- 09 de outubro: autografa as publicações a partir das 17h, no Espaço Verde. Os eventos têm entrada gratuita.

 

Contribuição Capuchinha na produção literária

Expressivos autores Capuchinhos se destacaram na produção teológica nacional e internacional. Não pode deixar de ser mencionado frei Luiz Carlos Susin, natural de Caxias do Sul, com mais de 40 livros publicados no Brasil e no exterior e uma centena de participações em outros como coautor. Mereceu destaque no Prêmio Jabuti de 2000, categoria Religião, da Câmara Brasileira do Livro, pela publicação de Mysterium Creationis – Um olhar interdisciplinar sobre o universo.

Frei Isidoro Mazarollo destaca-se pela produção sobre temas bíblicos, com mais de 30 obras publicadas. Frei Aldo Colombo também é referência no ranking de produções literárias sendo autor e coautor de mais de 30 livros e homenageado na Feira do Livro de Caxias de 2010. Frei Jaime Bettega é autor de sete livros e  campeão de vendas da edição de 2011 com a obra Fazer o Bem, além de ter sido o patrono da Feira de 2014.

Mais de uma centena de Capuchinhos lançaram obras no decorrer dos 120 anos de presença da Ordem no RS. Os temas vão da teologia à cultura das populações, da poesia às histórias de família, passando pela didática, filosofia, teses acadêmicas, franciscanismo, reflexões do cotidiano, dicionários, música, história regional, Bíblia, antropologia, medicina popular e ficção.

 

Margô Segat

 

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Imaculada Conceicao)

Deixar um comentário