Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei Roberson Chiarentin será ordenado presbítero em Ibiraiaras, RS

26/03/2019 - 13h56
"Eu vim para que todos tenham vida. E vida em abundância." (Jo 10,10) este é o lema escolhido pelo religioso para iluminar seu ministério presbiteral.

No dia 30 de março de 2019, Frei Roberson Chiarentin será ordenado presbítero em sua terra natal, Ibiraiaras - RS. A celebração, que terá início às 19hs, será realizada na Igreja Matriz São José, que está localizada na rua Longino Zacarias Guadagnin, nº 581. Estará presente na ocasião o provincial dos Capuchinhos do RS, Frei Nilmar Carlos Gatto, e Dom Cleonir Paulo Dalbosco, Bispo da Diocese de Bagé - RS, que será o ordenante.  

A primeira missa de Frei Roberson, como presbítero, está marcada para o dia 3 de abril de 2019, às 19h, na comunidade Santa Clara em Ibiraiaras. 

Entre os dias 27 e 29 de abril será realizada uma celebração vocacional nas comunidades da Paróquia de Ibiraiaras, a fim de preparar este momento importante da ordenação do frei. 

A celebração de ordenação será tranmitida pela Rádio Nativa FM 105.9 (ver site da Rádio)

Conheça um pouco da trajetória vocacional de Frei Roberson

Natural de Ibiraiaras - RS, frei Roberson Chiarentin nasceu no dia 22 de fevereiro de 1986, é filho de Levino Chiarentin e Irma dos Passos Chiarentin tendo por irmão Cleber. Também fazem parte de sua família a cunhada Franciane Bernardi e as sobrinhas Stefani e Helena.

Frei Roberson ingressou na formação para a vida como capuchinho em 2002, na etapa do aspirantado em Veranópolis -RS. Em 2003 morou no Convento Santo Antônio, em Vila Flores -RS. Fez a etapa da Iniciação (hoje chamada de Postulado I) em Flores da Cunha - RS e a etapa do Postulado (hoje chamada Postulado II) em Caxias do Sul - RS, exercendo atividades no Museu dos Capuchinhos - MusCap e na Casa de Saúde São Frei Pio.

Em 2005, ingressou no ano canônico do noviciado, na cidade de Marau - RS, onde professou os votos temporários em 2006. Ainda no ano de 2006 foi residir na fraternidade São Pedro em Rio Grande - RS, onde realizou trabalhos pastorais nas paróquias Nossa Senhora da Penha (Vila da Quinta) e São José, em São José do Norte - RS, permanecendo nesta fraternidade até 2008.

Entre os anos de 2008 e 2010 fez bacharelado e licenciatura em filosofia na Universidade Católica de Pelotas - UCPel. Em 2011 residiu novamente na Fraternidade de Veranópolis onde atuou na Paróquia São Luiz Gonzaga, realizando um estágio Fraterno-Pastoral. De 2012 a 2015, fez bacharelado em Teologia pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana - ESTEF, na cidade de Porto Alegre - RS. Durante este período realizou a profissão dos votos perpétuos no ano de 2013, em sua cidade natal, ingressando definitivamente na Ordem dos Freis Menores Capuchinhos.

Nos anos de 2016 e 2017 residiu na fraternidade Santo Antônio de Vila Flores exercendo trabalhos na Pousada dos Capuchinhos e na Ordem Franciscana Secular. Também nesse período recebeu a Ordem do Diaconato na Paróquia Santo Antônio, também em Vila Flores. Atualmente, frei Roberson está morando na fronteira sul do estado gaúcho, na cidade de Bagé, onde realiza atividades sociais junto a Diocese e nos Assentamentos Conquista da Fronteira, nas cidades de Candiota, Hulha Negra e Acégua.

Com alegria te convidamos para participar e acompanhar este momento importante na vida de nosso irmão, na vida de nossa Província e Igreja, sobretudo pela oração. Assim te convidamos a rezar pelas vocações: 

ORAÇÃO VOCACIONAL

Jesus, mestre divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelo nosso caminho, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai forças para que vos sejam fiéis como os apóstolos leigos, como sacerdotes, como diáconos, como religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.

Paz e bem!

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)

Deixar um comentário