Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei Bruno e Frei Rafael serão ordenados diáconos em Canoas - RS

09/12/2019 - 07h30
A celebração vai ser realizada no sábado, dia 14 de dezembro de 2019.

Os freis Bruno Agostineto e Rafael de Lima receberão a Ordenação Diaconal no próximo sábado, dia 14 de dezembro de 2019. O bispo ordenante será Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco - OFMCap., titular da Diocese de Bagé - RS. 

A celebração de ordenação terá início às 17h e será realizada na Igreja Matriz da Paróquia São Pio X (décimo), que está localizada na Av. Rio Grande do Sul, n° 414, bairro Mathias Velho em Canoas - RS. 

Os religiosos escolheram como lema o versículo 10 do capítulo 4 da Primeira Carta de São Pedro, que diz: "Cada um viva de acordo com a graça recebida e coloquem-se a serviço dos outros". Este pensamento bíblico servirá como iluminação da missão que ambos os freis terão, a partir de sua ordenação diaconal.  

 

Conheça mais sobre os futuros diáconos

Frei Bruno Agostineto, nasceu em 11 de agosto de 1990 na cidade de São José do Ouro - RS. Desde criança alimentava dentro de si o desejo de servir a Igreja de forma mais intensa. Ingressou e foi residir junto a Fraternidade Capuchinha do Convento Santo Antônio, em Vila Flores - RS no ano de 2006, na etapa do aspirantado. No segundo semestre, do mesmo ano, passou a residir na Casa de Formação Nossa Senhora de Lourdes em Veranópolis - RS, onde concluiu o Ensino Médio. 

No ano de 2009, prosseguindo com a caminhada formativa, passou a residir no Convento Sagrado Coração de Jesus em Flores da Cunha - RS, na etapa da Iniciação, atualmente Postulado 1. 

Em 2010, foi residir em Caxias do Sul - RS, na Casa de Formação Santa Fé, para o postulado (hoje Postulado 2), por um tempo de 8 meses.

Ainda em 2010, no dia 04 de outubro, ingressou no ano canônico do noviciado, residindo no Convento São Boaventura em Marau - RS.

Sentindo-se chamado a viver de forma mais intensa a vida capuchinha, foi no noviciado que, frei Bruno, aprofundou os valores franciscanos da fraternidade, minoridade, oração e missão apostólica. Professou os Votos Religiosos Temporários em 4 de outubro de 2011, também em Marau.

Após o noviciado, passou a residir em Santa Maria - RS, na Casa de Formação Divino Mestre. Ali iniciou a etapa formativa do pós-noviciado (ou juniorato), onde, de 2012 a 2015, estudou Filosofia na Universidade Fraciscana (UFN), atuando ao mesmo tempo na pastoral paroquial. 

Concluído os estudos filosóficos, de 2016 até a atualidade, foi viver em Canoas - RS, junto à Fraternidade Santo Operário, na casa São José. Neste tempo estudou Teologia na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF).

No ano de 2018 professou os Votos Religiosos Perpétuos, na Comunidade São José, em Canoas. No ano de 2019 esteve atuando como Orientador Espiritual Provincial do Grupo TAU-04 (Testemunhas do Amor Universal de Francisco de Assis) que pertence ao Movimento da Juventude Capuchinha. 

Frei Rafael de Lima, nasceu  em 9 de junho de 1989 na cidade de Lagoa Vermelha - RS. Na juventude em um encontro do grupo de família, após contribuir na reflexão de uma passagem Bíblica, uma senhora lhe diz que ele “daria uma bom Padre”. Com esta frase e o exemplo do Tio avô Padre Pedro Gaiardo, descobriu em sua vida um novo caminho.

A motivação de se tornar Frei Capuchinho veio pelo exemplo e incentivo dos freis Amâncio Macagnan e Celestino Mazzarolo. Para ser frade deixou a faculdade de História que cursava.  Em 2010, ingressou junto à Fraternidade do Convento Sagrado Coração de Jesus em Flores da Cunha, vivenciando a etapa do Postulado 1, onde conheceu mais de perto a vida de frei capuchinho.

No ano de 2011, sendo o único postulante da Província do Rio Grande do Sul, foi enviado para residir e vivenciar a etapa do Postulado 2, na Custódia Provincial dos Freis Capuchinhos do Brasil Oeste (que abrange os estados do Mato Grosso e Rondônia). Lá residiu na Casa de Formação São Francisco de Assis.

Ainda em 2011,  no dia 04 de outubro, ingressou no ano canônico do noviciado, junto à Fraternidade do Convento São Boaventura em Marau. Professou os Votos Religiosos Temporários em 4 de outubro de 2012.

Após o termino do noviciado, foi residir em Pelotas - RS, no Convento São José, no Bairro Fragata. Lá iniciou a vivência da etapa formativa do pós-noviciado, estudando Filosofia na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), no período de 2013 a 2015.

Concluindo os estudos filosóficos, passou o período de 2016 até o momento atual, na Fraternidade Santo Operário, residindo na Casa São José, em Canoas. Neste tempo estudou Teologia na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF) e atuou na pastoral paroquial, junto a Paróquia São Pio X. No ano de 2018 fez a Profissão Religiosa Perpétua, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida.

No dia 14 de dezembro de 2019, você poderá acompanhar notícias sobre a Ordenação Diaconal dos Freis Bruno e Rafael nas Redes Sociais de nossa província. 

Instagram

Facebook 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)

Deixar um comentário