Tamanho do Texto:
A+
A-

Jovens de Garibaldi emocionam a comunidade com espetáculo teatral

09/08/2016 - 13h43
A peça

A noite de 7 de agosto, domingo, foi de bastante espiritualidade na comunidade garibaldense. Mais de 450 pessoas lotaram o Clube 31 de Outubro, para conferir o espetáculo teatral “A vida de Jesus”, encenado pelo Movimento de Emaús de Garibaldi. A promoção foi realizada em conjunto com a Paróquia São Pedro.
Participaram quarenta integrantes do teatro, e outras vinte pessoas auxiliando na organização geral, todos de forma voluntária.

 

A ação abriu as festividades de 40 anos de existência do núcleo do Emaús de Garibaldi, cuja data comemorativa é agosto de 2017. A história do Emaús foi lembrada no cerimonial de abertura. Em seguida, o Pároco Frei Jadir Segala deu as boas-vindas a todos.


A Coordenação do Emaús, composta por Priscila Pasqualini e Giovani Postingher, fez a leitura da passagem dos Discípulos de Emaús, narrada pelo Evangelista Lucas (Lc 24, 13-35). Em seguida iniciou o teatro, que teve a duração de 1h20min.
A história teve como protagonistas quatro pessoas da atualidade: dois homens, um com muita espiritualidade e conhecimento da Palavra de Deus; outro, incrédulo e que diz não possuir fé; uma mulher, radical ao extremo em sua religiosidade; e uma criança, que representou a pureza e a proximidade do Reino dos Ceús, relatada por diversas vezes nos ensinamentos de Jesus: “Deixai vir a mim as crianças, pois o Reino dos céus pertence aos que se tornam semelhantes a elas”.


Essas quatro pessoas conhecem-se ao acaso, numa Praça, e vão conversando. A criança, curiosa, quer saber mais sobre quem é esse Jesus, se ele realmente existiu, e o que significa essa Misericórdia de que Jesus fala. O incrédulo vai percebendo, ao desenrolar-se a história, que estava distante de Deus mas que sempre é tempo de retornar, assim como a mulher, que estava dentro da Igreja, mas também não estava próxima dos ensinamentos e do verdadeiro amor de Deus.


Esse homem vai contando os ensinamentos de Jesus, através de diversas Parábolas, como as Bodas de Caná, onde ocorreu o milagre da transformação da água em vinho; os sinais de cura e a Ressurreição de Lazaro; as bem-aventuranças, ditas por Jesus no Sermão da Montanha; as histórias de misericórdia, como o Bom Samaritano, a Ovelha Perdida, a Dracma Perdida e o Pai Misericordioso; passando pela Paixão e Morte de Jesus e culminando com sua Ressurreição e aparição ao Discípulos.
Ao término das histórias, já é tarde e o dia declina; aquele homem e a mulher que estavam na Praça a conhecer um pouco mais sobre esse Jesus, sentem abrasar seu coração e convidam o desconhecido a permanecer com eles: “Fica Conosco, Senhor, pois já é tarde”.


“Neste momento, fica claro o pano de fundo central: Jesus é aquele homem, que estava a conversar com eles na Praça durante todo o tempo. Assim, representamos que Jesus pode ser cada um de nós. Somos o rosto de Jesus quando vivemos os mandamentos que Cristo nos deixou em nosso dia a dia, quando acolhemos nossos irmãos e ajudamos a quem precisa. Da mesma forma, Jesus está presente de muitas formas em nossas vidas, mas muitas vezes não O reconhecemos”, explica o Pároco Frei Jadir Segala.


A coordenação do Emaús agradece a grande participação da comunidade garibaldense. A Coordenadora Priscila relata que foram arrecadados alimentos e produtos de limpeza, que serão entregues ao FAC (Fraterno Auxílio Cristão).
“Convidamos a todos a participarem conosco da programação comemorativa aos 40 anos de Emaús em Garibaldi, que irá desenvolver-se até o final do ano que vem. Foram muitas as pessoas de Garibaldi que viveram essa experiência do amor de Deus na Casa de Emaús, nesses 40 anos de caminhada”,destaca Giovani Postingher, atual vice coordenador e que será responsável por conduzir o grupo no ano de seu aniversário de 40 anos.

Clique aqui e vizualize outras fotos.

Créditos: Equipe de Divulgação Paróquia São Pedro de Garibaldi RS

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Laércio Duminelli da Luz (Curia Provincial)

Deixar um comentário