Tamanho do Texto:
A+
A-

Caxias do Sul: Jovens realizam encontro vocacional junto dos freis no Bairro Santa Fé

28/10/2019 - 10h33
O encontro aconteceu neste final de semana, 26 e 27, na Fraternidade Santa Fé, em Caxias do Sul, e contou com a presença de cinco candidatos à etapa formativa chamada Postulado I.

O final de semana foi de discernimento, partilha e reflexão para os cinco jovens que realizaram experiência vocacional junto aos freis e formandos da Fraternidade Santa Fé, em Caxias do Sul. A atividade promovida pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) dos Freis Capuchinhos do RS tem por objetivo proporcionar uma experiência vocacional, onde o jovem pode pensar sobre o chamado de Deus para sua vida.

O grupo de vocacionados, como são chamados os candidatos à vida consagrada, reuniu jovens de diferentes cidades do estado: Edimar de Azevedo, de Flores da Cunha; Rafael dos Reis, de Caxias do Sul; Artur Costa, de Canoas; Matheus Dal Pizzol, de Cacique Doble; e João Gabriel Renon que está morando atualmente em Veranópolis, na etapa formativa do Aspirantado (fase em que o jovem, cursando o Ensino Médio, ingressa em uma casa de formação).

Para o postulante Matheus Fernandes da Silva, que acompanhou em alguns momentos o encontro vocacional, foi uma ocasião propícia para aprofundar a reflexão sobre a própria vocação:

"Encontro vocacional é sempre um momento especial, ver os jovens que estão discernindo o chamado que Deus faz a cada um e também olhar para o nosso caminho de discernimento".

Durante o encontro, Matheus teve a oportunidade de partilhar com os jovens vocacionados sobre a rotina da casa e as atividades desenvolvidas na etapa do Postulado I:

"Foi um momento especial, de celebrar a vida, um encontro de partilhar a vida, as nossas atividades de convivência, espiritualidade, aprendizado, oração, esportes, e de muita esperança e fé", sublinhou.

Já para o jovem Artur Costa, 18, que participou do encontro vocacional, o momento foi ideal para alguns esclarecimentos sobre o processo formativo:

"Gostei muito de ter tido essa experiência em fraternidade e um troca com os outros futuros postulantes. O mestre, Frei Sérgio, foi sensacional também, ajudou muito a tirar dúvidas que tínhamos dentro de nós", relatou. "Acredito que esse encontro é muito importante para o início da caminhada vocacional na Província", concluiu o jovem.

Segundo o Animador Vocacional, Frei Laércio Duminelli da Luz, as projeções de ingresso de novos candidatos à etapa do Postulado I para o ano de 2020 são positivas:

"A expectativa é que no próximo ano teremos nove postulantes. Os citados acima e mais quatro haitianos", comentou.

 

A etapa do Postulado I é feita na Fraternidade Santa Fé, em Caxias do Sul, onde o encontro foi realizado. O Postulado divide-se em duas fases (I e II) e prepara o jovem para a etapa formativa do Noviciado, momento central na formação inicial para a vida consagrada capuchinha.


Acompanhe nossas atividades em nossas mídias sociais:

@capuchinhosrs no Facebook e no Instagram

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Renan Jorge Espíndola (Frat. São José (Pelotas))

Deixar um comentário