Cookies e Política de Privacidade
O Capuchinhos RS utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tamanho do Texto:
A+
A-

Freis e lideranças realizam 4º Retiro dos Animadores Vocacionais em Garibaldi, RS

03/07/2019 - 11h30
O Retiro foi realizado entre os dias 28 a 30 de junho de 2019, tendo como lema: "Senhor, que queres que eu faça?"

Entre os dias 28, 29 e 30 de julho, na Pousada Convento São Francisco de Assis em Garibaldi - RS, aconteceu o 4° Retiro para Animadores Vocacionais Leigos das Paróquias que são atendidas pelos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul. 

Estiveram presentes no Retiro, cerca de 50 lideranças que vieram das 12 paróquias que são atendidas pelos freis, 11 no RS e uma em SC. Marcaram também presença no encontro, alguns Freis que auxiliaram na organização e assessoria do evento, a destacar, o ministro provincial, Frei Nilmar Carlos Gatto, e o animador vocacional da província, Frei Laércio D. da Luz. 

Este Retiro é realizado anualmente, e em cada edição são trabalhadas diferentes assuntos que se relacionam à Animação Vocacional. Neste ano, os retirantes puderam refletir um pouco sobre a Exortação Apostólica "Alegrai-vos e exultai: sobre o chamado à santidade no mundo atual" do Papa Francisco. Também foram trabalhados temas referentes a história de São Francisco de Assis, sobre a forma de vida Franciscano-Capuchinha, sobretudo, no que diz respeito a caminhada da Província do Rio Grande do Sul. Os retirantes puderam ainda ouvir o testemunho da Instituição FAC (Fraterno Auxílio Cristão), que é ligada à Paróquia São Pedro de Garibaldi e atende crianças e adolescentes de baixa-renda, no contraturno da escola, dando-lhes suporte nos estudos e desenvolvimento humano. 

No decurso do retiro houve também o testemunho vocacional do Frei Marcelo Alves de Carvalho, que atualmente é pároco na Paróquia Imaculada Conceição em Caxias do Sul; da leiga Andrea Schweizer de Oliveira, que atua na animação vocacional e no Movimento TAU-04 na Paróquia Imaculada em Caxias; e da leiga Camila Nesello, que atua na animação vocacional e no Movimento TAU-04 na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Flores da Cunha - RS. 

O Retiro de 2019  foi marcado por momentos intensos de Espiritualidade, Celebração, Animação, Convivência Fraterna e Formação Humana.

O encontro começou a ser organizado ainda no final de 2018, por uma equipe formada pelos freis e leigos (as) de algumas paróquias. O lema deste 4° Retiro foi: "Senhor, que queres que eu faça?" que é também o lema da Jornada Vocacional que será realizada logo mais, no dia 18 de agosto de 2019, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Santa Maria - RS. 

O 5° Retiro está previsto para ser realizado nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2020, também em Garibaldi. A nova equipe de organização já iniciou os preparativos para o próximo ano.

Os leigos que participam destes retiros, são responsáveis, juntamente com outras pessoas, por animar e acompanhar mais de perto nas paróquias a questão das vocações (sacerdotais, religiosas, matrimoniais e leigas). Estas lideranças acompanham e ficam atentas, sobretudo, aos jovens que manifestam desejo de conhecer e experienciar a vida franciscano-capuchinha. 

Confira algumas fotos do retiro na parte superior desta notícia. 

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)

Deixar um comentário