Tamanho do Texto:
A+
A-

Grupo Gurizada de Francisco realiza 5º Retiro Franciscano para Jovens

17/09/2017 - 22h47
O encontro aconteceu dos dias 15 a 17 de setembro, nas dependências da Fraternidade São José, de Pelotas e contou com 15 jovens retirantes.

Reunidos desde sexta-feira, 15, na casa dos freis em Pelotas, RS, 15 jovens tiveram a oportunidade de fazer uma experiência de espiritualidade e vida fraterna, conhecendo um pouco da história de São Francisco e Santa Clara de Assis. O retiro é organizado pelo Grupo de Jovens Gurizada de Francisco, sob orientação de Juliano Silveira Cardoso juntamente com os freis da fraternidade.

Além dos freis da fraternidade São José, marcou presença no retiro também o Animador Vocacional dos Freis Capuchinhos do RS, Frei Laércio Duminelli da Luz (entrevista em áudio), e o diácono permanente Sérgio Luís Fonseca Machado, da paróquia São José, de Pelotas. Os jovens já membros do grupo assumiram os trabalhos práticos como cozinha, limpeza e coordenação do retiro, servindo de modo fraterno os retirantes.

Como iluminação para o retiro, foi proposto o pensamento de São Francisco de Assis, quando orienta os frades sobre o anúncio do Evangelho: “Evangelize! Se necessário, utilize palavras”.

Para os jovens Nicolas Boetege, 15, Stephanie Azambuja, 17, o retiro foi muito proveitoso e cheio de aprendizado. Ao ser questionada sobre sua impressão acerca do retiro, Stephanie diz: “Como Francisco, aprendi a valorizar mais a todos; ser humilde e não julgar as pessoas sem conhecê-las”. E Nicolas afirma: “Vou sair daqui como uma pessoa melhor, ajudando o próximo por causa do que eu aprendi sobre São Francisco”.

 

“Gurizada de Francisco” é um grupo de jovens com espiritualidade franciscana que busca viver e anunciar os ensinamentos de Jesus Cristo do jeito de Francisco e Clara de Assis. O grupo conta com cerca de cinquenta jovens de diversas idades e se reúne semanalmente para momentos vivenciais, de partilhas e oração.

Clique no áudio da notícia e ouça a entrevista com os jovens Renan Santos e Maria Eduarda.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Renan Jorge Espíndola (Frat. São José (Pelotas))

Deixar um comentário