Tamanho do Texto:
A+
A-

Encontro e Missão dos Formandos Capuchinhos 2018

25/07/2018 - 16h53

Durante os dias 16 a 22 de julho, os jovens das etapas formativas da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, estiveram reunidos na cidade de Vilhena, Estado de Rondônia. Esta foi mais uma edição do Encontro dos Formandos Capuchinhos da Custódia Brasil-Oeste, reunindo 30 jovens, desde a etapa do Aspirantado, Postulado e Pós-noviciado.

Ao cair da tarde do dia dezesseis, foi dada a abertura do encontro, em celebração eucarística presidida por frei Carlos Rodrigues, formador do segundo ano de postulado e conselheiro da formação inicial, e concelebrada por frei Hélio Meireles, formador do primeiro ano do postulado, e demais frades da fraternidade local.

Entre os dias 17 a 20, os formandos receberam formação sobre o Projeto Pessoal de Vida, contando com a assessoria de Frei Rubens da Mota. A fluidez do tema, somado à provisoriedade do local (chácara com estrutura familiar, tendo como quarto, barracas), e reconhecendo o apoio dos leigos e leigas do movimento Lareira, o encontro convidou para viver o carisma franciscano-capuchinhos: Simplicidade! A temática foi adaptada ao grupo, enquanto os Aspirantes e Postulantes esboçavam seus projetos pessoais, os Pós-noviços faziam revisão dos projetos já elaborados em encontros anteriores.

E após um dia de descanso e partilha sobre a realidade de cada Casa Formativa, no domingo, dia 22, os freis e formandos vivenciaram um dia de intensa missão, ao estilo tradicional dos Freis Capuchinhos, em duas comunidades da Paróquia Nossa Senhora das Graças, comunidade São Frei Galvão e São José, com a participação e interação nas equipes junto com os formandos estavam os leigos e a juventude da comunidade. Foi feito um almoço partilhado entre aqueles que ali estavam vivenciando o dia de missão.

No inicio da noite aconteceu uma celebração eucarística na Paróquia Nossa Senhora das Graças, para concluir o dia de missão e encerramento do encontro dos Formandos com a Participação das famílias visitadas durante o dia junto a comunidade, presidida por Frei Carlos Rodrigues, e concelebrada por Frei Hélio Meireles e Frei José Mascarello atual pároco.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Thalles de Lima Bruno (Paróquia Nossa Senhora das Graças)

Deixar um comentário