Tamanho do Texto:
A+
A-

20º Acampamento Juvenil em Tangará da Serra (MT) contou com a participação de 14 Postulantes Capuchinhos

07/05/2019 - 19h11
Este retiro espiritual acontece na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, administrada pelos Freis Capuchinhos.

Entre os dias 27 de Abril e 01 de Maio de 2019, aconteceu a 20ª edição do Acampamento Juvenil da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Tangará da Serra. Participam deste, 98 jovens que fizeram sua inscrição e foram sorteados.  Esta edição teve a participação de formandos das etapas do Postulado I e Postulado II.

O Acampamento inicia-se bem antes do dia propriamente dito, com a visita dos “Anjos” aos campistas como forma de prepará-los para esse encontro. Assim, os postulantes receberam visitas nas casas de formação, tanto em Cuiabá (Postulado II) quanto em Tangará da Serra (Postulado I).

O início do Acampamento deu-se com um café da manhã oferecido aos campistas no salão paroquial e logo em seguida são encaminhados ao ônibus que os levou a Fazenda onde acontecem todas as atividades. Durante todo o acampamento os campistas não podem sair do local.

Conforme programação do Acampamento, os Campistas são divididos em grupos menores para que as atividades propostas sejam realizadas por todos da melhor forma, nessa dinâmica, formou-se a Tribo Francisco, com um total de 14 postulantes (Postulado I: Diogo Silva, Gabriel Henrique, Jefferson Douglas, Daniel Tenório e Ronaldo Alves; Postulado II: Rubenil Castro, Ericles Silva, Gustavo Camilo, Fabiano André, Jeferson Robert, Lucas Rafael, Ômega Saul, Raphael Djhon e Vagner Silva).       

Além disso, cada Tribo possui outras três pessoas que são responsáveis pelas tribos, assim chamados de "líderes" ou "servos" dos campistas durante todo o período do acampamento. Pela tribo Francisco ficaram responsáveis: Alcleni Ribeiro (Tia Deni), Gildasio Dias e Neide Cristina. Frei Carlos Antônio Rodrigues foi o Diretor espiritual do Acampamento que teve como diretores Barbara Goulart, João Paulo e Ana Paula.

O Acampamento é um lugar de reflexão e acolhimento. São dias em que as atividades propostas levam ao encontro com a realidade no dia a dia causando nos jovens mudança de atitude frente as situações enfrentadas no cotidiano, além do mais é uma experiência de testemunhar e vivenciar o amor de Deus.  E para ajudar na reflexão, a canção escolhida como tema do 20º Acampamento Juvenil foi a música Sou só Teu, cantor católico Davidson Silva:

Vejam só onde eu fui parar
A distância, que os ventos levaram o meu coração
Eu pensei que não ia mais te ver

Mas com tempo em mim
Sinto aquele mesmo amor
Que me arrasta, e me leva de volta pra Ti meu Senhor

Quero sempre contigo viver, mesmo fraco para sempre te amar
E em meio as lutas insisto em te amar
E em minhas as quedas tua mão vem me levantar

Sou só teu inteiramente
E se o choro vem tua voz vem me consolar
E em um abraço me acolhes tão pecador Sou só teu, inteiramente teu!

No dia 01 de maio, último dia de acampamento, após a missa de encerramento que aconteceu na Escola José Nodari, os postulantes foram recebidos na Casa de Formação Santa Terezinha em Tangará da Serra, pela equipe do SAV (Serviço de Animação Vocacional) com comes e bebes e muita alegria e afeto ao receberem os postulantes.

No retorno a Cuiabá, os formandos da 2ª etapa na tarde de sexta-feira, dia 03 de maio, também foram acolhidos pelos anjos com um pequeno coquetel de salgados, doces e bolos. Foi um momento de partilha sobre as impressões que alguns dos formandos já tinham partilhado nas visitas feitas antes de acontecer o acampamento.

Por Rubenil de Castro Oliveira.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Jean Ricardo Mazzochi (Paróquia Nossa Senhora Aparecida)

Deixar um comentário