Tamanho do Texto:
A+
A-

Terceiro dia do XIII Capítulo Provincial

26/08/2020 - 14h51

Sabemos que neste momento em que estamos reunidos em Capítulo Provincial, aqui em Hidrolândia-GO, existem muitos irmãos e irmãs que estão em sintonia conosco, rezando conosco e pedindo por nós. Isso nos deixam muitos felizes por saber que não estamos sozinhos, que nossa caminhada como consagrados é acolhida e apoiada por tantas pessoas, tantos fiéis, tantos amigos e amigas que querem o nosso bem, e acima de tudo, confiam em nós e esperam que nossa vida, nosso empenho, nosso trabalho seja para a edificação da Igreja, seja para também, ajudá-los a se aproximarem de Deus, a viverem também o modelo evangélico seguido por Francisco e Clara de Assis. Queira Deus que assim, de fato, possamos ser esses colaboradores, esses facilitadores deste processo tão bonito de vivência cristã neste mundo tão cheio de testemunhos contrários, que tem levado tantas pessoas à morte espiritual. 

Dentro da espiritualidade franciscana se fala muito da fraternidade e esta “Fraternidade, conduzida pelo Espírito Santo, é como um organismo no Corpo místico de Cristo, e se caracteriza como comunhão de pessoas consagradas que, no seguimento do Mestre, procuram juntas cumprir a vontade do Pai e contribuem, com diversos compromissos e serviços, para edificar a Igreja na caridade. Por isso, sintamos como nosso específico dever favorecer o bem da Igreja e da Fraternidade, de acordo com a graça recebida e a nossa vocação capuchinha. Os Capítulos e os superiores, expressão da unidade espiritual e visível da Ordem, alimentam o vínculo de comunhão entre os frades. Exercem a autoridade recebida de Deus mediante o ministério da Igreja em espírito de serviço e com solicitude pastoral, de acordo com o direito universal e estas Constituições.” (Constituições dos Frades Capuchinhos,  117).

Infelizmente o nosso tempo para a execução do plano trienal (2021-2023) não será possível nesta semana e assim, teremos que agendar em outro momento oportuno. Mas isto não mudará em nosso modo de proceder em nossas presenças, ás quais, já estamos realizando os trabalhos há muito tempo. O empenho e dedicação deve ser o mesmo. Que São Francisco e Santa Clara de Assis continuem sempre nos inspirando e motivando em nossas fraternidades nos mais diversos trabalhos que assumimos. E que Nossa Mãe e protetora, com o titulo de Fátima (padroeira da província) interceda por cada um de nós.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Sebastião José da Silva (Fraternidade São Francisco de Assis - Águas Lindas-GO)

Deixar um comentário