Pós-noviciado

O Pós-Noviciado ou Tempo da Profissão Temporária é quando o jovem frei inicia um período de integração que dura ao menos três anos. É um tempo em que os freis, vivendo a vida fraterna, consolidam a iniciação na vida religiosa capuchinha para assumirem, por toda a vida, a opção definitiva por esta forma de vida evangélica. Nesta etapa, o neo-professo além de cursar a faculdade de Filosofia por três anos começa também a ajudar nas paróquias, assessorando grupos e assumindo diversas atividades. É o período durante o qual se completa a formação para viver de modo mais pleno a vida própria da Ordem e melhor cumprir sua missão; além disso, os irmãos se preparam para ao final desta etapa, fazerem os votos perpétuos à vida consagrada.

A Consagração Religiosa Profissão Perpétua (solene) é considerada uma grande graça, é feita ao final do Pós-Noviciado e por meio dela, abraça-se uma vida de glória a Deus e de serviço aos irmãos. Quando se comprometem a viver os conselhos evangélicos, como Capuchinhos, é porque querem aproveitar melhor o fruto da graça batismal na qual se tornam filhos de Deus e irmãos em Jesus Cristo. Com o compromisso da Consagração Religiosa pretendem lutar contra tudo o que impede de viver a caridade perfeita, a liberdade espiritual e a perfeição do culto divino. Goza-se de um dom especial da vida da Igreja e colabora-se em sua missão. Com esta opção definitiva, o frei é incorporado à Fraternidade com todas as obrigações e direitos, conforme as normas da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

A Casa de pós-noviciado dos que estão cursando a Faculdade de Filosofia fica em Hidrolândia (GO), na Fraternidade São Leopoldo Mandic.

A Casa de pós-noviciado dos que estão cursando a Faculdade de Teologia fica em Campo Grande (MS), na Fraternidade Nossa Senhora de Fátima.