Paróquia Santo Antônio das Grimpas - Hidrolândia-GO

Em 1982, a família de Joaquim Pereira Cardoso se estabeleceu nas terras da Fazenda Grimpas. Joaquim morreu anos depois e seu filho, de mesmo nome, doou as terras para que fosse formado o Arraial de Santo Antônio das Grimpas. Assim nasceu Hidrolândia – GO. Como Joaquim Pereira Cardoso, o pai, era devoto de Santo Antônio, a história e o povo trataram de elevá-lo à padroeiro do lugar. O município de Hidrolândia seria criado em 5 de Novembro de 1948.

Também contribuíram para a fundação de Hidrolândia, Manoel Avelino de Castro e o major Pimenta, entre outros. Eles também foram os responsáveis pela doação das terras necessárias ao projeto. Com a fundação do pequeno povoado, a população cresceu e surgiu a necessidade de construir uma capela, já que as missas e celebrações eram realizadas em praça pública, embaixo de coberturas de folhas de coqueiros.

O primeiro pároco foi o padre diocesano José Quintiliano Leopoldo e Silva que chegou ali em 1950. Ele foi o responsável pela construção do primeiro templo, o mesmo dos dias de hoje. A Paróquia Santo Antônio das Grimpas foi fundada no dia 13 de Junho de 1953, quando só existia a Arquidiocese de Goiás no estado, e o arcebispo era Dom Emmanuel Gomes de Oliveira. Padre Quintiliano ficou na paroquia até o fim daquele ano.

Em 20 de Janeiro de 1957, a Paróquia de Santo Antônio das Grimpas foi assumida pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Primeiro veio frei Demétrio e, em seguida, os freis Balduíno Brusquete, Leônidas Salvador, Adriano Luiz Picolli e Agredo Salton.

A paroquia também conta com o trabalho das Irmãs Maria das Mercês, Cida e Rosa; elas são Franciscanas de Maria Imaculada.

A maioria das comunidades da paróquia está na zona rural. Ao todo são 17, sendo que apenas três estão na zona urbana: Santa Luzia, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Abadia.

____________________

COMUNIDADES

COMUNIDADE SANTA LUZIA - Rua Piracanjuba – Bairro Nazaré
Missa: Domingo: 9h

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - Nova Fátima
Missa: Domingo: 19h

COMUNIDADE SÃO JOSÉ - Garavelo I
Missa: Domingo: 10h

COMUNIDADE SANTA INÊS - Garavelo iI
Missa: Domingo: 8h30

COMUNIDADE NOSSA SENHORA D’ABADIA - Riviera Parque
Missa: Domingo: 7h

COMUNIDADE SÃO JOSÉ (IGREJINHA) - Bonito de Baixo
Missa: 2ª quinta-feira: 20h

COMUNIDADE SANTA MARIA
Missa: 2º sábado: 16h

COMUNIDADE BONITO DO MEIO
Missa: 4ª quinta-feira: 20h

COMUNIDADE MORRO FEIO
Missa: 3° sábado: 16h

COMUNIDADE SÃO GERMANO I
Missa: 2ª e 4ª sextas-feiras: 20h

COMUNIDADE SÃO GERMANO II
Missa: 3° domingo: 16h

COMUNIDADE LAGEADO
Missa: 4° sábado: 16h 

COMUNIDADE CACHOEIRINHA
Missa: 1° sábado: 16h

COMUNIDADE GARAVELO II
Missa: 1° sábado: 16h

COMUNIDADE BOTAFOGO
Missa: 2ª quarta-feira: 19h