Paróquia Divino Espírito Santo - Mateiros - TO

Avenida Piauí, quadra 04a, lotes 12 e 13, Centro
Cep: 77593-000 - Mateiros - TO

Em maio de 2019, os Frades Capuchinhos do Brasil Central, através da presença dos freis Daniel Soares, Francisco Arielson e Reginaldo Rodrigues chegaram às terras do jalapão, uma terra de inegável exuberância por parte da natureza e de um povo “existente e resistente”.

Veja como foi a posse

A seguir as palavras do guardião da Fraternidade Frei Geraldo Machado, frei Francisco Arielson:

A medida que nossa relação se intensificou com a comunidade, o retrato da realidade territorial, pastoral e social foi-se desenhando. Uma realidade em que a beleza da natureza tenta acalentar as diversas carências sociais persistentes: acessibilidade, serviço de saúde, educação, renda etc., são alguns dos desafios enfrentados por aqueles que aqui residem. No campo pastoral, ao olhar para história da paróquia, percebemos os passos que já foram dados (desde sua ereção) e o que ainda precisamos crescer. É uma realidade paroquial cuja distância entre a comunidade matriz e as demais comunidades pertencentes à mesma varia entre 35 Km a 90 Km.

A Paróquia abrange dois contextos sociais/eclesiais: a realidade de Mateiros-to, que em sua maioria as pessoas sobrevivem de rendas ligada ao turismo (pousadas, artesanatos, restaurantes etc.) e funcionalismo público; do outro lado pessoas que trabalham com agronegócio, região do Tocantins que faz divisa com Bahia e Piaui. Por tanto, diferente necessidade eclesial e social a ser respondida. 

Temos sido uma presença amiga, respeitosa, acolhedora, procurando atender as exigências que a missão impõe e, ao mesmo tempo, rezando nossa própria vocação. Sabemos que o “ir aonde ninguém quer ir” não é fácil, exige um certo deslocar-se, que afeta toda nossa dimensão existencial. Por outro lado, nesse processo do deslocar-se, somos agraciados por Deus e pelas pessoas que Ele coloca em nossa vida. Pois não somos só nós a exercemos solidariedade, acolhida, ensinamentos, amizade etc.; a comunidade paroquial, por sua vez, coloca em nosso favor o que tem e o que são. Desse modo, juntos, enquanto comunidade de fé, lançaremos as sementes do Reino de Deus. 

Roguemos ao Altíssimo e Glorioso Deus, sob intercessão de São Francisco e Santa Clara, que permaneçamos firmes na Fé, perseverante na Caridade e cheios da Esperança.