Poesia

Catatau

Por que essa soberba? Você nasceu no campo Em casa de taipa; Agora, sobre tamancos Não reverencia a humildade?   Por que esse orgulho? Você dormia em rede de algodão, Cosida por sua mãe; Hoje exige cama e colchão Em estilo de regalia.   Por que esse ar de doutor? Você…
Poesia

Um brinde...

Um brinde aos pobres em espírito! Ele são a simplicidade total, A riqueza de valores, A partilha de vida! Um brinde aos sedentos de justiça! Eles são a coragem resoluta, A luta persistente, A teimosia indomável! Um brinde aos mansos! Eles são a atitude sensata, A paciência…
Poesia

Ao professor

“Há muitas coisas que quero, de uma vez por todas, não saber (...). A sensatez estabelece limites mesmo ao conhecimento.” (Nietzsche)   Em tua mente ligeira Ingredientes de saberes E em tuas buscas rotineiras Sabores do conhecimento. Tuas palavras motivadoras Refletem valores fundamentais,…
Poesia

Pequerruchos

Em memória de Aylan Kurdi, o garoto sírio de três anos encontrado morto numa praia da Turquia no dia 3 de setembro de 2015.   Crianças  refugiadas, Tragadas pelas ondas, Severas leis,  tontas, Afogam  desterrados.  Sonhos naufragados, Nas trincheiras do poder, Nas favelas…
Poesia

Pai, um homem

Pai, um homem, Frágil e forte. Sujeito ao tropeço, Mas capaz de levantar-se. Pai, um ser humano. Chora e se alegra. Sente a dor, a fraqueza. Mas também sorri, Vibra com as conquistas. Pai, um ser diferente. Às vezes se ilude, Mas acorda pra vida. Aprende com as falhas, Ensina com as experiências.…