Franciscanismo

A indigência de Deus

Atualmente há uma diversidade de imagens de Deus no cristianismo, inclusive aquelas que justificam algumas atrocidades sociais como combate até a direitos fundamentais da pessoa humana. Por isso, há uma necessidade de nos perguntarmos ‘quem é Deus?’, ou ao menos, ‘a que Deus…
Franciscanismo

Espiritualidade Franciscana e a idolatria de animais

Nos últimos tempos temos visto uma crescente preocupação com os animais. Grupos são formados, debates enérgicos são realizados nas redes sociais, artistas e ativistas se movem em defesas dos animais. Tudo isso parece partir de uma sensibilidade para com as criaturas. Tal postura…
Franciscanismo

A gratuidade nas relações fraternas

"E este é o mandamento que dele recebemos: aquele que ama a Deus, ame também o seu irmão." (Jo 4, 21).   Nossa vida franciscana está fundada naquela descoberta que realizou Francisco de Assis: a fraternidade. Essa por sua vez rompe nossos círculos de amizades e até…
Franciscanismo

Vocação de Frei Bernardo e nossa vocação

Os Atos do Bem-aventurado Francisco narra que vendo Francisco de Assis no início de sua conversão, Bernardo ficou em dúvidas se aquele pobrezinho tinha realmente algo encantador. Segundo os escritos, certo dia Bernardo convidou aquela figura diferente para jantar em sua casa e também passar…
Franciscanismo

Formação Religiosa Franciscana a partir das Admoestações de São Francisco de…

Introdução Nos estudos e reflexões inicias para Vida Religiosa e Franciscana normalmente encontramos comentários a Legenda dos Três Companheiros e ao Testamento de São Francisco. A Regra Bulada e a Não Bulada estão mais reservadas ao Noviciado, momento que se aprofunda…