Postulado

É o período mínimo de dois anos, no qual o candidato pede para abraçar a vida fraterna, com a intenção de preparar-se convenientemente para o Noviciado. Nesta etapa de formação, o jovem é chamado a desenvolver uma espiritualidade franciscana, bem como sua sensibilidade para perceber a realidade do mundo, especialmente na atenção para com os pobres, no crescimento humano e na disponibilidade para viver em fraternidade.

A vida espiritual de um postulante é alimentada pelas orações, celebrações comunitárias e com o povo de Deus, pela escuta atenta da Palavra de Deus, através de retiros e outras práticas religiosas franciscanas e da própria comunidade. Já a vida pastoral dos postulantes busca a participação na vida concreta do povo em comunhão com as atividades evangelizadoras da própria Fraternidade.

A vida em fraternidade do jovem postulante prioriza a alegre partilha, tanto dos trabalhos manuais, como expressão de serviço aos irmãos, quanto da própria vida, através do diálogo fraterno entre os próprios postulantes e com o frade responsável diretamente por sua formação, o Mestre de Postulado. Não faltam as expressões de lazer e espontaneidade, como gratuidade da própria vida doada por Deus, em passeios, recreios, esportes e encontros de convivência com os demais frades e religiosos e religiosas.

O Postulado é realizado na Fraternidade São Francisco de Assis em Águas Lindas de Goiás-GO.