Tamanho do Texto:
A+
A-

O que é o Capítulo Provincial?

24/08/2020 - 23h11

O propósito de um Capítulo Provincial é rever o que foi feito no último triênio e projetar passos para os próximos anos. Também é durante o capítulo que os frades fazem a eleição do novo Ministro Provincial e seu Conselho. O Capítulo provincial, como preveem as Constituições da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (129) é a primeira autoridade da Província, pois nele estão representados todos os frades.

No caso dos frades capuchinhos, o Capítulo Provincial acontece a cada três anos (outras ordens religiosas ou congregações realizam periodicamente de acordo com suas constituições ou regulamentos).

Participam do Capitulo Provincial todos os frades de votos perpétuos, ou seja, os frades que ainda estão na formação inicial são dispensados desta reunião. Lembro também que aqueles que estejam enfermos também são dispensados, mas com justificativa feita pelo guardião. 

Além de questões práticas e outras burocráticas da província enquanto instituição jurídica, reunidos em capítulo os frades rezam e refletem sobre os diversos aspectos do carisma capuchinho: vida de oração, fraternidade, pobreza e serviço aos pobres.

No primeiro dia do Capítulo, realizado nesta segunda-feira, dia 24 de agosto, os frades discutiram o cronograma que será levado em consideração durante estes dias, além de dividir as funções de trabalhos que serão executados. Quem preside a reunião é um Delegado do Ministro Geral, neste caso Fr. Carlos Silva, Conselheiro Geral da Ordem.

Acompanhe as fotos do nosso Capítulo Provincial no Facebook

 

Com ajuda de Frei Sebastião José

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Rafael Batista de Paula (Cúria Provincial)

Deixar um comentário