Tamanho do Texto:
A+
A-

Vinhos Frei Fabiano serão comercializados em Caxias do Sul

05/11/2015 - 08h34
Cantina dos Frades oferece produtos exclusivos, produzidos com arte, fé e tradição

Quem circula pelas proximidades da igreja dos Capuchinhos, no bairro Rio Branco, em Caxias do Sul (RS), percebe que junto à tradicional Livraria Antoniana, os Capuchinhos abriram a Cantina dos Frades. A inauguração oficial será no dia 06 de novembro, às 18 horas. Na cantina o público encontra todos os produtos da marca Frei Fabiano, produzidos na sexagenária Cantina dos Freis, em Vila Flores (RS). São 12 diferentes rótulos de vinhos brancos, tintos e roses, o espumante e dois tipos de frisantes, o licoroso Vino Santo (popular vinho de missa), o suco de uva tinto integral da marca Divino Sabor e o Santo Mel, produzido nas propriedades dos frades.

 

No espaço de 50m², montado com mobiliário restaurado da cantina e do convento de Vila Flores, os clientes encontrarão uma ampla variedade de produtos coloniais como queijos e embutidos - salame e copa; geleias, patês, mel e doces; biscoitos e pães de Vila Flores; além de variadas opções de presentes como taças para vinho e espumante de vidro e cristal; kits de acessórios; artesanato regional - cestas de vime e esportas. O objetivo da cantina é oferecer produtos especiais com a marca da tradição dos fazeres dos Freis Capuchinhos Franceses, a qual foi seguida pelo Frei Fabiano. Hoje, deste legado provem produtos com arte, fé e tradição.  

 

Horário de atendimento:

Segunda a sexta: 8h30min às 11h45min e das 13h30min às 18h30min

Sábado: 8h45min às 11h30min

Endereço: Rua General Sampaio, 161 B – Bairro Rio Branco – Caxias do Sul

Fone: (54) 3226.1008

www.cantinadosfrades.com.br   www.facebook.com/cantinadosfrades

 

Lançamentos

Para comemorar os 60 anos de história dos Vinhos Frei Fabiano, foi produzida uma edição especial das variedades Pinot Noir, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Merlot (safra 2014). São apenas 400 garrafas de cada variedade que traz um selo alusivo aos 60 anos. O selo possui forma arredondada e lembra o envolvimento de todos que participaram e participam desta história. No contexto há uma corda com os três nós característicos dos Capuchinhos, lembrando os princípios da congregação. Detalhes em dourado remetem a preciosidade desta bebida e seu legado.

Saiba Mais

Pinot Noir: É excelente para acompanhar aperitivos, carnes e peixes como salmão ou atum com certo grau de defumação.

 

Cabernet Franc: vai bem com pratos de peso médio ou leve, como carne vermelha grelhada ou assada

 

Cabernet Sauvignon: Acompanha queijos maduros, carnes assadas ou grelhadas (porco, carneiro, gado ou vitela) e pratos condimentados.

 

Merlot: Excelente para ser consumido junto com queijos maduros, carnes vermelhas, molhos vermelhos.

 

Produção dos freis

Na última safra, a produção da vinícola Frei Fabiano, de Vila Flores, girou em torno de 180 mil litros de vinho e 33 mil litros de suco de uva. O administrador da cantina de Vila Flores, frei Alceu Ferronato, informa que nos últimos cinco anos, foram investidos em torno de R$ 400 mil em adequações e melhorias na produção de uvas e vinhos. “A intenção é tornar os produtos (vinhos, espumantes, frisantes e sucos), mais conhecidos, com o diferencial de que são produzidos com arte, fé e tradição”, destaca.

 

Atualmente, a marca Frei Fabiano é comercializada no Rio Grande do Sul, norte do Paraná e São Paulo, além de distribuição em menor escala nos demais Estados. Para satisfazer as mais diversas necessidades, os vinhos são comercializados em garrafão de 4,6 lt e garrafas de 750 ml. Para garantir a qualidade, são utilizados apenas envase em vidro. Há opção de presentes com embalagens especialmente confeccionadas em tecido marrom com coloração idêntica ao hábito dos Freis Capuchinhos. Na parte frontal está estampado a logomarca da Associação. Uma forma criativa de levar adiante esta história, repleta de toda espiritualidade franciscana.

 

Vinho de Missa

Com o slogan, produzidos com arte, fé e tradição, os Vinhos Frei Fabiano nasceram com a tradição dos frades vindos da França. O “vinho de missa” segue as orientações do Canon 924 do Direito Canônico: “Deve ser natural, fruto da videira e não corrompido” e aprovado pelo Bispo Diocesano local. Este vinho é consumido nas mais diversas dioceses brasileiras, algumas há mais de 50 anos.

 

Com a tradição dos frades vindos da França, o “Vino Santo”, também conhecido como vinho licoroso para celebrar missas, começou a ser elaborado pela cantina dos freis em 1954 e, atualmente, são produzidos cerca de 35 mil litros/ano. Para a produção do vinho licoroso é utilizada a variedade Isabel. Sendo extraído apenas o mosto flor, ou seja, o primeiro mosto.

 

O resultado é um vinho licoroso e rosado com uma graduação alcoólica de 16º. O vinho canônico costuma ser uma bebida licorosa e doce, não sendo adicionado álcool etílico ao vinho. A graduação alcoólica é adquirida por processo de fermentação, processo este longo (chegando até a dois anos para estar pronto para o consumo). Durante este processo o vinho permanece nas pipas de madeira, o que confere ao vinho um toque especial. O elevado teor alcoólico cumpre a função de conservar o produto por mais tempo, isto faz que o uso de conservantes seja muito reduzido o que torna o vinho quase natural.

 

Capacitação internacional

O interesse pelo assunto e o potencial de negócio despertaram em frei Djair Galvan, 41 anos e mais de 15 de vida religiosa, a vontade de especializar-se no tema. Em agosto, o auxiliar da Cantina de Vila Flores e estudante do curso de tecnólogo em viticultura e enologia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – campus Bento Gonçalves (IFRS-BG), partiu para um estágio curricular de três meses, na região de Udine, no norte da Itália. “Terei a oportunidade de acompanhar a colheita e todo o processo de vinificação da uva. A experiência técnica adquirida no curso de três anos aliada com a prática do estágio e somada com a cultura italiana, milenar na arte da produção de bons vinhos, renderá maior conhecimento para posterior aplicação nos vinhos Frei Fabiano”, aposta o frei.

 

Visitação à Cantina e Pousada dos Capuchinhos

Uma das atrações para quem hospeda-sena Pousada dos Capuchinhos, localizada em Vila Flores, ao lado da cantina, ou simplesmente está passeando pela região serrana do RS, é visitar o local. A pousada reverencia Frei Fabiano, mestre da vitivinicultura que por muitos anos foi o responsável pela produção da uva e do vinho que sustentou o Seminário Santo Antônio, onde hoje funciona a pousada, com um elegante bar, onde o balcão contém inúmeras rolhas de garrafas de vinho.

 

As antigas pipas de madeira que por anos serviram para produzir o tradicional vinho, foram restauradas e agora revestem algumas paredes da pousada. Todos os detalhes foram projetados para dar harmonia ao local favorecendo uma experiência única de viver no modo de vida dos frades, com espiritualidade e junto à natureza. Outro objetivo é de preservar a história da presença dos Capuchinhos no Estado. Em 2016, completará 120 anos de chegada dos primeiros freis franceses à Garibaldi, que vieram para trabalhar entre os imigrantes italianos e trouxeram a primeiras mudas de videiras que mais tarde originaram extensas áreas de vinhedos.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Imaculada Conceicao)

Deixar um comentário