Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei Vanildo Zugno. recebe menção honrosa em prêmio CAPES

11/10/2017 - 10h34
O professor da Estef, recebe menção, pela tese da chegada dos capuchinhos ao Rio Grande do Sul

Frei Vanildo Luiz Zugno, recebe Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2016 da área de Ciências Da Religião e Teologia pela tese “Os Capuchinhos De Saboia E A Reforma Romanizante da Igreja Católica Romana Na Região Colonial Italiana e Campos de Cima da Serra (1896-1913)”, defendida no ano de 2016, sob a orientação de Wilhelm Wachholz, do Programa de Pós-Graduação em Teologia da EST – Ecola Superior de Teologia com sede em São Leopoldo.

O comunicado feito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES),  que divulgou nesta terça-feira, 10, o resultado do Prêmio Capes de Tese 2017, outorgado às melhores teses de doutorado defendidas em 2016. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá no dia 7 de dezembro de 2017, em Brasília.

“Foi uma surpresa pelo número de teses apresentados, e quando minha tese foi apresentada, nuca imaginei que seria escolhido na área de teologia. É uma ocasião para comemora nestes quatro anos de trabalho agradecer todos os que de uma forma ou outra me ajudaram na construção desta grande pesquisa. Um grande desafio de continuar novos ensaios par ao futuro” comenta o Zugno”.

O diretor da Estef, frei José Bernardi, diz que é uma honra ter um professor da instituição receber um prêmio, “a Estef é uma escola que prima pela qualidade de seus professores e mestres de teologia. Recebemos a notícia com muita alegria” justifica Bernardi.

O provincial Nilmar Gatto, se diz muito feliz, “primeiro parabenizar o confrade por receber uma distinção concorrida no cenário da teologia, da investigação, mesmo da seriedade que é tratada a pesquisa pelo Capes. Me alegro muito com Vanildo e com toda a nossa província, pelo fato da pesquisa tratar de parte da história de nossa Provincia”. Comenta o provincial dos capuchinhos gaúchos.

   Prêmio CAPES de Tese
O Prêmio consiste em diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para participação em congresso nacional, para o orientador.

Grande Prêmio - Em parceria com a Fundação Conrado Wessel, o Grande Prêmio é outorgado para a melhor tese selecionada entre as vencedoras do Prêmio CAPES de Tese, agrupadas em três grupos de grandes áreas. Em cada ano, um cientista ilustre, brasileiro ou que se tenha radicado no Brasil, cuja pesquisa se tenha enquadrado no conjunto em que a premiação é concedida, é homenageado em cada uma das grandes áreas. Em 2017, serão homenageados Vital Brazil, na grande área Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias; Casimiro Montenegro Filho, nas Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia); e Aurélio Buarque de Holanda, nas Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino). Concorrem automaticamente ao Grande Prêmio as teses selecionadas para a atribuição do Prêmio relativo à sua área. O resultado do Grande Prêmio CAPES de Tese será divulgado na cerimônia de entrega dos prêmios.

O Grande Prêmio consiste em certificado de premiação, troféu e bolsa de pós-doutorado internacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para uma participação em congresso internacional, certificado de premiação ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; e passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação. Pela Fundação Conrado Wessel, são oferecidos três prêmios no valor de U$ 15 mil cada um para cada premiado nas três grandes áreas.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Imaculada Conceicao)

Deixar um comentário