Tamanho do Texto:
A+
A-

Paróquia São José, de Pelotas, promove Dia Franciscano das Comunidades

08/10/2017 - 19h51
O evento aconteceu neste domingo, 08, e contou com a presença das comunidades, além de religiosos e religiosas

Neste domingo, 08, foi dia de celebrar o carisma franciscano na Paróquia São José, localizada no bairro Fragata, em Pelotas - RS. A programação teve início às 09 horas da manhã com a Celebração Eucarística em que os seis freis pós-noviços renovaram por mais um ano seus Votos Evangélicos de Pobreza, Castidade e Obediência, sob a presidência do pároco, Frei Natalino Fioroti. Depois da missa, o povo foi acolhido no salão paroquial, onde tiveram um momento de partilha e mateada e, em seguida, Frei Natalino abençoou o alimento que foi trazido por cada um, os quais foram partilhados.

Na parte da tarde, por volta das 13h30min, iniciaram-se as apresentações (músicas, teatros, poesias) todas com perfil franciscano. Na ocasião, entre uma apresentação e outra, foram convidados a dar um testemunho vocacional Frei Lori Antônio Vergani, mestre dos freis pós-noviços e conselheiro provincial dos capuchinhos, e Irmã Cláudia Schallenberger, religiosa da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, que reside em Pelotas e trabalha como enfermeira.

Em suas falas, Frei Lori destaca: "Sou um frade de hábito, cordão e sandálias. Eu quis ser assim, e sou feliz como sou!", e afirmou "ser frei capuchinho vale a pena!". Irmã Cláudia, com bom humor, motivou as famílias para que apoiem as vocações religiosas e sacerdotais: "De onde saem as vocações?", questionou ela, ao que o povo respondeu que saem das famílias.

O encerramento do Dia Franciscano das Comunidades ocorreu por volta das 16h15min, onde subiram no palco os freis pós-noviços, as irmãs religiosas, os jovens presentes das comunidades e frei Lori, que abençoou o povo, dando término às atividades.

É a segunda vez que a Paróquia São José promove o Dia Franciscano com esse formato. Antes disso, outras atividades já foram realizadas como, por exemplo, em 2011, quando as comunidades e os freis organizaram a Caminhada Franciscana. 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Renan Jorge Espíndola (Frat. São José (Pelotas))

Felipe do Pró
08 de outubro de 2017
Muito legal saber dessa bonita programação e do testemunho de religiosos e religiosas franciscanos. Paz & Bem!
Deixar um comentário