Tamanho do Texto:
A+
A-

Freis Capuchinhos vivenciam o 33º Encontro dos Pastoralistas do RS e SC

10/01/2019 - 07h50
O encontro aconteceu na Casa Frei Aldo Fardo, em Rosa do Mar, SC, e contou com a presença de cerca de 60 frades

Cerca de 60 freis vindos dos mais diversos lugares de missão da Província estiveram reunidos desde o dia 07, segunda-feira, até esta quinta-feira, 10, na Casa de Encontros Frei Aldo Fardo, para momentos de formação, lazer e convivência no 33º Encontro dos Pastoralistas, o chamado ENCOPA.

O encontro acontece anualmente e busca reunir todos os freis que desempenham alguma tarefa pastoral na província, como as funções de pároco, vigário paroquial e agentes de pastoral nos mais variados espaços eclesiais. Para contribuir na formação destes frades, são convidados assessores que contribuem para um maior aprofundamento de questões pertinentes para a missão.

Neste ano, o encontro contou com a presença de Dom Ricardo Hoepers, bispo da Diocese de Rio Grande, e de Marcus Bicalho, administrador arquidiocesano da Arquidiocese de Pelotas. Dom Ricardo contribuiu com uma análise da conjuntura atual no Brasil e no mundo. Já Marcus Bicalho falou sobre a temática da Administração e Questões Jurídicas.

Também fizeram uso da palavra o Animador Vocacional Frei Laércio Duminelli da Luz, que expôs uma síntese do Sínodo dos Jovens, e o Ministro Provincial, com uma fala acerca da caminhada provincial.

Frei Nilmar destaca em sua fala as palavras do Papa Francisco aos Freis Capuchinhos por ocasião do Capítulo Geral da Ordem, em Roma: "os capuchinhos são reconhecidos por serem homens capazes de resolver conflitos". Na ocasião também foi o momento para o Provincial partilhar alguns dos pontos trabalhados no Capítulo Geral.

O encontro que estava previsto para acontecer até sexta-feira, 11, foi concluído nesta quinta-feira, 10, com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Ministro Provincial Frei Nilmar C. Gatto, e após, alguns frades já retornaram para suas fraternidades. 

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Renan Jorge Espíndola (Frat. São José (Pelotas))

Deixar um comentário