Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei Salvador Pinzetta vira personagem da 14ª FenaVindima, em Flores da Cunha

20/02/2020 - 09h00
O religioso viveu no município por cerca de 27 anos, se tornando um personagem importante que representa a fé.

A cidade gaúcha de Flores da Cunha celebra, em 2020, a 14ª Festa Nacional da Vindima – Fenavindima. E para esta edição há uma novidade muito especial: juntamente com outros(as) personagens, que marcam a história e o folclore local, o Venerável Frei Salvador Pinzetta será recordado e representado na festa. A escolha do Frei Salvador deve-se ao fato de ele ter vivido praticamente toda sua trajetória como frei capuchinho em Flores da Cunha. Foram 27 anos que marcaram profundamente a história de muitas pessoas do município.

Frei Salvador tem ainda forte ligação com a questão da "vindima", ou seja, da colheita da uva. É memória comum do povo florense, que ao chegar a época da colheita, o frei Salvador, juntamente com os freis noviços, iam até o interior para auxiliar as famílias no árduo trabalho da coleta. Em troca da ajuda e serviço prestado pelos freis, as famílias doavam uvas para que os religiosos fabricassem o suco e vinho que eram consumidos no Convento. Os freis produziam também o vinho que era utilizado nas missas. E o frei Salvador, evidentemente, participava de todo o processo, desde a colheita até a fabricação da bebida e sua degustação.  

 

“Sobre interpretar o Frei Salvador, é um sentimento muito bom”

Quem interpreta o frei Salvador na FenaVindima é o ator em formação Daniel Cattaneo Pedroso, ele tem 29 anos é natural de Lagoa Vermelha - RS, mas reside em Flores há cerca de 25 anos. Ele integra, e faz formação para ser ator (vai ficar formado no final deste ano), na Escola de Teatro e Companhia Teatral “Tem Gente Teatrando”, de Caxias do Sul - RS. Daniel recebeu o convite para representar o Frei Salvador, por possuir traços parecidos com o religioso, de modo especial a volumosa barba. O convite chegou por meio do Grupo Teatral “Fulanos de Tal”, de Flores da Cunha, que foi contatado pela comissão de organização da 14ª FenaVindima e pela Prefeitura Municipal. 

Ao ser questionado sobre o significado de poder representar o frei, que possui fama de santidade e está com processo de beatificação em pleno andamento, Daniel diz: "Sobre interpretar o Frei Salvador, é um sentimento muito bom, pois as pessoas, principalmente aqui de Flores, elas tem um grande zelo pela imagem dele. E, como eu me pareço com ele, por ter a barba grande, volta e meia, sobretudo as senhoras de mais idade, me chamam de Frei Salvador nos estabelecimentos que eu frequento em Flores da Cunha. Estou me sentindo muito bem quisto, sentindo bastante o carinho das pessoas”. 

 

FenaVindima: uma festa tradicional e feita por muitas mãos

A FenaVindima é uma tradição do povo de Flores da Cunha iniciada há mais de meio século, em 1967. A intenção principal: festejar a colheita de uva no município de Flores da Cunha, que é o maior produtor de vinhos do Brasil. Consiste em uma celebração de três semanas (pois ocorre sempre nas sextas, sábados e domingos), com farta gastronomia típica italiana, especialmente o menarosto; apresentações artísticas; exposição de uvas;  jogos de colônia; artesanato; feira comercial e venda de produtos coloniais.

A Festa ocorre sempre no Parque da Vindima Eloy Kunz (Av. Vindima, 1000 - Vindima, Flores da Cunha), às sextas (16h às 22h), sábados (10h às 22h) e domingos (9h às 21h) - do dia 14 de fevereiro à 1° de março de 2020. Há ainda os desfiles de carros alegóricos, nos dias 16 de fevereiro às 15hs (já realizado), 23 de fevereiro às 10hs e 1° de março às 15hs, que serão realizados na Rua Borges de Medeiros (centro da cidade). O lema escolhido para a 14ª FenaVindima é: "A Festa de Todas as Mãos", reconhecendo assim o envolvimento dos diversos setores da comunidade florense para a realização do evento. Mais informações no site oficial: www.fenavindima.com.br 

 

Divulgação / Instagram

Fenavindima

Daniel Cattaneo Pedroso

Escola de Teatro e Companhia Teatral “Tem Gente Teatrando” 

Grupo Teatral  “Fulanos de Tal”

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)

Deixar um comentário