Tamanho do Texto:
A+
A-

Formação, oração e lazer marcam a 42ª edição do Encontro do Pós-Noviciado do RS

05/01/2019 - 09h49
O encontro teve início na quarta, 02, e término neste sábado, 05, e contou com a presença de 13 freis pós-noviços além de outros frades de votos perpétuos.

 

Reunidos na Casa Frei Aldo Fardo, em Rosa do Mar, SC, treze freis pós-noviços participaram da 42ª edição do Encontro de Verão do Pós-Noviciado. Compõe o grupo freis vindos de diversas cidades do sul do Brasil, e também os freis vindos da Delegação Missionária do Haiti, que residem no Brasil cursando Filosofia. Três casas formativas acolhem os freis que estão na etapa do Pós-Noviciado: Santa Maria e Pelotas, onde os freis cursam Filosofia e Canoas, onde os freis cursam Teologia.

Neste ano, a temática do encontro foi a Ratio Formationis da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, um documento que prescreve as orientações para o processo formativo dos jovens que sentem-se chamados a ser freis capuchinhos. O convidado para a assessoria do encontro foi Frei Sérgio M. Dal Moro, que participou do processo de elaboração da Ratio Formationis, tendo sido Conselheiro Geral da Ordem, em Roma. Neste ano, Frei Sérgio retorna para o Brasil, e na província desempenhará a função de mestre no Postulado I, em Caxias do Sul.

O encontro contou ainda com a presença do Conselheiro Provincial Frei Lori Antônio Vergani, em nome do Ministro Provincial, e de Frei Laércio Duminelli da Luz, Coordenador do Conselho de Formação Inicial da Província. Também participou do encontro Frei Rafael de Lima, que professou seus votos perpétuos no último dia 22 de dezembro.

O Pós-Noviciado da Província se encontra duas vezes ao ano para momentos de formação, integração, partilha da caminhada e também lazer. Um dos encontros acontece no inverno e outro no verão, sempre nessa modalidade.

Na ocasião, foi eleita a nova coordenação (foto) do Pós-Noviciado, que é composta por um coordenador, um secretário, e dois representantes para os encontros “Juninter” e “Junifran”.

           

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Renan Jorge Espíndola (Frat. São José (Pelotas))

Deixar um comentário