Tamanho do Texto:
A+
A-

Em Flores da Cunha, Solenidade de Corpus Christi reúne milhares de fiéis

20/06/2019 - 11h26
A Celebração Eucarística teve início às 09h30min, na Praça da Igreja Matriz de Flores da Cunha, e em seguida houve a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento pelos tapetes confeccionados pelo povo florense.

Milhares de fiéis vindos de diversos locais do estado em caravanas, e até mesmo de outras regiões do país reuniram-se nesta manhã fria de quinta-feira para celebrar a Solenidade de Corpus Christi em Flores da Cunha, RS.

Quando os termômetros marcavam 7ºC, por volta das 9h30min, o Capuchinho Frei Álvaro Mores convidou todo o povo para prepararem-se para o início da Celebração Eucarística. A Praça da Bandeira, que fica em frente à Igreja Matriz e ao tradicional Campanário foi tomada pela numerosa multidão de fiéis vindos de todas as partes do país para acompanhar os festejos desta que já é uma conhecida celebração na cidade. Presentes ao lado de Frei Álvaro Mores estiveram ainda o Pároco, Frei Edson Cecchin, o Ministro Provincial Frei Nilmar Carlos Gatto, além de diversos confrades de várias regiões e cidades que compõem a Província dos Capuchinhos do RS.

Para fazer a homilia foi convidado Frei Volmir Warken, missionário capuchinho que esteve junto da equipe missionária nos últimos dias em Flores da Cunha, para as Missões na paróquia. Na sua fala, Frei Warken destacou que "Corpus Christi é, antes de tudo, estar em comunhão" e ressaltou muito a importância de doar-se a serviço dos irmãos e irmãs: "Com Jesus, termina o tempo de viver para si. [...] Viver a Eucaristia é entrar na lógica do dom... É um sinal sacramental que aponta para algo mais profundo e transcendente: Jesus se faz Dom por nós!", afirmou Frei Volmir.

A Solenidade de Corpus Christi em Flores da Cunha é conhecida pelos tapetes que são confeccionados para acolher a passagem da procissão com o Santíssimo Sacramento. Neste ano não foi diferente. As ruas, tomadas do colorido dos tapetes, confeccionados sob diversos temas, despertou a atenção e o encanto de quem contemplava. Frei Volmir, explicando o sentido dessa tradição, relembrou: "Ornamentar as ruas com tapetes é a expressão da dignidade da presença de Jesus entre nós", mas assegurou que "não basta enfeitar as ruas, é preciso enfeitar, preparar o coração, a alma, para neles habitar os sentimentos de Deus".

Em seguida, ocorreu a procissão conduzida por Frei Evaldo Freitas, passando pelos tapetes com o Santíssimo Sacramento, contornando a praça, até chegar ao altar novamente, montado em frente à Igreja Matriz. Com um momento de oração e bênção foi encerrada a Celebração Eucarística de Corpus Christi.

Frei Edson, pároco, fez um agradecimento especial a todas as caravanas que vieram celebrar esse momento e também agradeceu ao povo de Flores da Cunha pelo trabalho dedicado para que todo esse momento pudesse acontecer.

Para a tarde, a programação será em direção ao Eremitério Frei Salvador Pinzetta, onde acontecerá a Romaria Vocacional Frei Salvador Pinzetta, nesse ano em que o frade em processo de beatificação foi declarado pelo Vaticano como "Venerável".

 

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Renan Jorge Espíndola (Frat. São José (Pelotas))

Deixar um comentário