Tamanho do Texto:
A+
A-

CLJ completa 30 anos em Marau - RS

27/08/2019 - 09h00
O Curso de Liderança Juvenil - CLJ, ao longo das três décadas em Marau, sempre foi acompanhado e apoiado pelos Freis Capuchinhos.

O QUE É O CLJ?

O CLJ – Curso de Liderança Juvenil é um movimento eclesial da Igreja Católica constituído de jovens e adultos (leigos e clérigos) e que tem como objetivo ser um instrumento na evangelização de jovens entre os 12 e 18 anos de idade, preparando-os para liderar na Igreja e na sociedade. 

O CLJ foi fundado em Porto Alegre, na Igreja São Pedro, em 1974 pelo então padre Zeno Hastenteufel (atual Bispo da Diocese de Novo Hamburgo – RS).  Nascido a partir de um retiro preparado para os jovens crismandos, com a bênção do então Arcebispo Cardeal Vicente Scherer, logo firmou-se como movimento Arquidiocesano, instalando-se em inúmeras paróquias da capital gaúcha. Hoje, está implantado em grande parte das dioceses do Rio Grande do Sul, proporcionando a muitos jovens, homens e mulheres, a experiência que se convencionou chamar de “encontro pessoal com Cristo”.

De uma forma geral, o CLJ busca, através de método próprio, "criar comunidades jovens decididas a serem sinal evangelizador, especialmente entre outros jovens. Sinal nas famílias, nas comunidades eclesiais mais diversificadas, nos ambientes onde os jovens vivem e convivem; sinal no meio do mundo." É um movimento que, dentro desses objetivos, quer oferecer aos jovens cristãos as condições para a realização da sua vocação pessoal.

 

30 ANOS DE PRESENÇA EM MARAU

Neste ano de 2019 o CLJ está comemorando 30 anos de presença na Paróquia Cristo Rei em Marau – RS. É uma história construída por muitas histórias. Ao longo das três décadas de atuação, nesta paróquia capuchinha, são muitas as pessoas que vivenciaram momentos importantes de sua vida dentro do Movimento. Muitas tiveram também grandes mudanças em sua caminhada pessoal, a partir do CLJ.

A data de surgimento do CLJ em Marau é 27 de maio de 1989. Deram origem ao Movimento: 28 jovens, cinco casais de tios (as) e o primeiro diretor espiritual, o frei capuchinho Vitor Poloni (em memória).

O primeiro PSP – Pequeno Secretariado Paroquial, era formado por: Rodrigo Ganzer, Juliana Tonial, Renata Confortin e Lúcio de Facci (em memória). Em 2019 o PSP está assim formado: Guilherme Piccoli (presidente), Emília Ferlin (vice-presidente), Fernanda Giolo (secretária) e Nathália Brocco (tesoureira). Ana Luiza Carvalho Pinto (coordenadora da liturgia), João Victor Bagatini (coordenador do folclore / equipe de animação). Hoje são tios bem-estar: o casal Roberto e Solange Renosto, e são tios auxiliares: o casal Marcelo e Carla de Vila.

Para comemorar os 30 anos de presença e atuação na Paróquia de Marau, foi organizada uma celebração especial no dia 10 de agosto de 2019. Foi realizada uma missa com a presença dos jovens atuantes no Movimento, de pessoas que participaram do CLJ nas três décadas e, ainda, da comunidade da cidade e da região. A missa foi celebrada pelo diretor espiritual local do CLJ, o frei capuchinho Isaías Bordignon, e concelebrada pelo padre Eberson Fontana, que é diretor espiritual do Movimento na Arquidiocese de Passo Fundo – RS. Após a missa, foi realizado o tradicional Jantar da Família CLJ, no salão paroquial Frei Gentil, em Marau.

O Movimento recebeu ainda o apoio do próprio papa Francisco, por meio da Secretaria de Estado do Vaticano. Comunicado ainda em janeiro de que o CLJ de Marau completaria 30 anos, o pontífice remeteu carta aos jovens cumprimentando-os, além de transmitir sua bênção apostólica e solicitando que rezem por ele (imagem em anexo ao final da matéria).

 

TESTEMUNHOS SOBRE O CLJ

Para destacar a importância do CLJ na Paróquia de Marau, foi solicitado que algumas pessoas, que fizeram ou fazem parte do grupo, deixassem um breve testemunho sobre seu envolvimento ou percepções que possuem acerca do CLJ, ou ainda sobre a celebração dos 30 anos de presença na paróquia Cristo Rei. Você pode conferir estas partilhas na íntegra.

Guilherme Piccoli - jovem, atualmente está na presidência do Pequeno Secretariado Paroquial - PSP: “Comemorar 30 anos de CLJ é muito mais que apenas comemorar, mas sim é agradecer a cada jovem e tio que se doaram ao longo dessa história para chegarmos onde estamos hoje! Eis que a messe é grande e o nosso propósito é formar ‘jovens apóstolos de jovens’, para que sejam verdadeiros líderes na sociedade em que vivemos. Assim, com a propiciadora bênção apostólica do Papa Francisco, estamos fortemente animados em seguir esse propósito e em continuarmos esse movimento tão maravilhoso! ”.  

Yasmin Brocco - jovem, atualmente está na Equipe do Folclore / Equipe de Animação: “O CLJ representa união, compromisso e muita espiritualidade. Os vínculos criados no movimento são intensos, duradouros, e, no meu ver, difíceis de serem rompidos por terem sido unidos no amor de Cristo. Destaco o compromisso de cada jovem em estar presentes nas quartas e sábados, de coração aberto, prontos para ajudar no que for necessário. E o mais importante, a espiritualidade presente em cada encontro e cada ação feita pelos manos e manas, o que é a nossa base. Isso tudo faz o CLJ ser mais que um Movimento, formamos uma Família, onde os laços criados não são de sangue, mas de alma e espírito”.

Tania Brocco - adulta, participou do CLJ quando jovem, é mãe da Yasmin: “O CLJ para mim deixou marcas muito importantes, lembro até hoje das amizades, dos encontros, dos retiros, tudo sempre feito com muito amor envolvido para responder ao chamado de Cristo. O maior orgulho de minha vida foi ver minha filha ingressar no CLJ por vontade própria e sem pressão, apenas com a fé que ensinamos para ela, a partir do seu batismo. É muito gratificante vê-la fazendo com amor.”

Mateus Felippe Ferro - jovem, atualmente está na Equipe do Folclore / Equipe de Animação: “Para mim o CLJ, além de ser o lugar onde eu tenho aprendizados incríveis a cada novo encontro, é onde eu posso me encontrar diretamente com Cristo face a face, de modo renovador e indescritível. Só compreende aquele que vive esta experiência junto do movimento. ”

Roseli Piccoli Bressiani – adulta, atuou como tia bem-estar: “Quando fui convidada para ser tia do CLJ, fiquei assustada, achando que não seria capaz. Pedi para pensar na proposta, e aí lembrei que um dia havia feito uma oração e dito para Jesus que ele poderia me usar onde precisasse, pois eu seria instrumento em suas mãos, aí tive certeza de que deveria dizer ‘sim’. Como tia eu tinha que mostrar aos jovens, a partir do meu testemunho de fé, que eles faziam a diferença. Nos anos que estive no Movimento, por meio da alegria e animação da juventude eu tive muitos aprendizados e minha vida foi sendo transformada. O CLJ me permitiu um entendimento melhor com o próximo e um estímulo para a bondade, fundamental para a formação espiritual. São três décadas de mudança na vida de tantas pessoas, como aconteceu na minha. Sou grata e feliz por ter contribuído com este movimento, vejo ali a Igreja Jovem e cheia de vida. Vejo nos jovens a esperança de um mundo melhor. ”

Roberto Renosto -  adulto, atualmente está como tio bem-estar: “O CLJ representa uma experiência de vida, um ponto positivo para a vivência do ser humano, onde há muito aprendizado, tudo com um único ideal: Jesus Cristo. Quem participa do CLJ aprende a ser mudança na Igreja, a repensar e resignificar alguns costumes e pensar mais no próximo. Participando do CLJ passei a ter mais serenidade e humildade para com o próximo, aprendi que o tempo é questão de escolha e que, por mais ocupações que tenhamos, sempre é possível encontrar um tempo a mais para Jesus Cristo. Por meio da convivência com os jovens, passei a me sentir mais revigorado e sinto que me tornei uma pessoa melhor. Ser tio no CLJ é muito gratificante, o carinho recíproco cultivado entre nós tios e a juventude faz com que cada jovem se torne como filho e filha da gente. O trabalho e o empenho que vemos de todos que fazem parte do grupo motiva para que o movimento prossiga.”

Frei Isaías Bordignon – atualmente está como diretor espiritual: “Participar do CLJ não me deixa envelhecer. Ser diretor espiritual me exige caminhar com os jovens e tios. O CLJ me ajuda a cultivar a vida que eu quero viver com valores importantes como: o respeito, o cuidado, a fé, a fraternidade. Nestes anos de acompanhamento espiritual, percebo que CLJ é realmente um curso que prepara o jovem para viver a vida cristã.  Para mim não é apenas um movimento, mas é curso mesmo. O tripé dos valores buscados no CLJ são: Estudo: tanto acadêmico, quanto o estudo da doutrina da Igreja Católica. Piedade: por meio dos momentos de oração, dos retiros, das devoções (ao Espírito Santo, São Pedro...) e dos sacramentos (Eucaristia, Confissão); Evangelização: por meio do testemunho de valores cristãos no cotidiano, nas visitas às pessoas enfermas, idosas, na atuação junto às comunidades, no zelo e respeito pelas liturgias, etc.”

 

CONHEÇA O CLJ – DIAS DE ENCONTRO

Em Marau, os encontros do CLJ são bi-semanais. Nas quartas-feiras, das 20h às 21h30min, na Igreja Matriz, acontecem a chamada “Serenata no Sacrário”. E aos sábados, reúnem-se na sala 1 do Salão Frei Gentil (o encontro máximo vai das 15hs às 18hs e o mínimo das 16h30 às 18hs), encerrando com a missa na Igreja Matriz.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)

Deixar um comentário