Tamanho do Texto:
A+
A-

O teólogo frei Luiz Carlos Susin passou final de semana ministrando aulas em Porto Velho

23/05/2018 - 20h46
Doutor em teologia, *Luiz Carlos Susin, frade capuchinho, ministrou aulas e palestrou para acadêmicos e cristãos de boa vontade na capital rondoniense.

Dos dias 18 a 20 de maio, o capuchinho frei Luiz Carlos Susin, da Província do Rio Grande do Sul e professor universitário, esteve em Porto Velho atendendo o convite para assessorar a décima edição do Sarau Filosófico, promovido pelo Curso de Filosofia da Faculdade Católica de Rondônia e realizado pelos acadêmicos, que conta com oito frades matriculados. No evento, Frei Susin palestrou sobre ‘Fé e Razão na atualidade’, apontando caminhos para que essas duas realidades se relacionam harmoniosamente.

Na ocasião da presença do teólogo, a arquidiocese de Porto Velho promoveu duas manhãs de estudos. Na sexta-feira, palestrou no Seminário Maior São Joao XXIII aos acadêmicos de teologia e filosofia e aos professores sobre a Eclesiologia que emerge do pontificado do Papa Francisco, trazendo como base a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. E no sábado, ministrou um curso aberto aos religiosos e religiosas, padres e, às pessoas de boa vontade, no Centro de Pastoral Arquidiocesano sobre a Resistência e Criação na Laudato Sí, provocando reflexões para a relação que se constitui com toda a criação, iluminando sobre a nova mentalidade a que se deve constituir.

Frei Luiz Carlos Susin marcou sua presença entre os frades capuchinhos da fraternidade São Francisco das Chagas, que o acolheu com muita alegria e gratidão por sua disponibilidade em atender prontamente o convite. Na tarde de domingo, dia 20, retornou para Porto Alegre, para sua fraternidade capuchinha onde atua em diversas atividades pastorais e acadêmicas na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF) e na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS).

*Luiz Carlos Susin, frei capuchino, doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, é professor na PUC-RS e na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (Estef), em Porto Alegre. Participa da Direção Editorial da Revista Internacional de Teologia Concilium. Membro fundador e ex-presidente da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter), ministra frequentemente cursos intensivos na área de teologia sistemática, tanto no Brasil como em outros países. Autor de vários livros. Sua atuação Pastoral é na Vila Maria da Conceição, bairro popular de Porto Alegre (Paulinas). O mesmo é atualmente secretário-geral do Fórum Mundial de Teologia e Libertação.

 

SAIBA MAIS sobre os conteúdos acessando o link: https://intranet.capuchinhos.org.br/intranet/userfiles/ckeditor/7040df5aec364e56cffdabc982ad9bf7.pdf

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Jean Ricardo Mazzochi (Convento São Francisco das Chagas - Pós-noviciado)

Deixar um comentário