Tamanho do Texto:
A+
A-

Jovens ingressam no Postulado em Caxias do Sul, RS

29/02/2020 - 12h30
Os quatro jovens foram oficialmente admitidos na etapa formativa durante uma celebração realizada na capela da fraternidade.

Na manhã do sábado, 29 de fevereiro de 2020, na Capela da Fraternidade Santa Fé em Caxias do Sul, RS, o ministro provincial, Frei Nilmar Carlos Gatto, celebrou a missa do ingresso oficial de quatro jovens na etapa formativa do Postulado.

São estes os novos postulantes capuchinhos e suas respectivas cidades de origem: Artur da Costa, de Canoas, RS; Edimar Azevedo, de Flores da Cunha, RS; João Gabriel Renon, de Sananduva, RS; e Mateus Dalpizzol, de Cacique Doble, RS. 

Também estiveram presentes: o formador, frei Sérgio Dal Moro; os conselheiros provinciais, frei Lori Vergani e frei Claudelino Brustolin; o animador vocacional da província, frei Bruno Agostineto; e os freis que compõem a Fraternidade  Santa Fé: frei Augusto Denardi; frei Gustavo Camilo e frei Laércio D. da Luz.

Marcaram uma presença cordial e fraterna a Comunidade do Noviciado da Congregação dos Padres e Irmãos Josefinos de Murialdo, que são vizinhos dos freis. 

 

O que é o Postulado?

É o período de formação inicial em que se assume a opção pela forma de vida como frei. Durante esta etapa, o vocacionado que ingressa passa a conhecer com mais profundidade a vida franciscano-capuchinha, ao mesmo tempo em que a fraternidade, por sua parte, conhece melhor e ajuda o candidato a discernir sua vocação. A formação dos postulantes tem como objetivo principal o aperfeiçoamento da catequese da fé, a formação franciscana e uma primeira experiência de trabalho apostólico. Também deve ser provada e cultivada a maturidade humana, principalmente afetiva, e também a capacidade de discernir evangelicamente os sinais dos tempos.

Os postulantes participam das atividades provinciais como encontros de formação, encontros vocacionais, missões e retiros, que possibilitam ao postulante um contato maior com a vida dos freis e aos freis, um maior conhecimento dos que desejam abraçar nossa forma de vida.

Atualmente esta etapa está subdividida em dois períodos, chamados Postulado I e Postulado II. Sendo que o Postulado II é realizado em conjunto com a Custódia Provincial São Francisco de Assis - Mato Grosso e Rondônia e a Delegação Provincial São Frei Pio de Pietrelcina - Haiti. 

O Postulado I, normalmente, tem um período de duração de 7 meses. O Postulado II tem duração aproximada de 10 meses podendo, em casos exclusivos, durar alguns meses a mais. Ao todo estima-se que o período do Postulado gire em torno de um ano e meio de formação. 


Você também deseja ser frei capuchinho? Saiba mais em: http://www.atrevase.org.br/

Paz e bem! 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)

Deixar um comentário