Tamanho do Texto:
A+
A-

Nove jovens capuchinhos ingressam no noviciado

26/09/2015 - 10h39
O ingresso será durante celebração dos votos dos noviços que encerram perido de noviciado

Em celebração no dia 04 de outubro em Marau - RS,  09 jovens irão iniciar o ano de Noviciado: os gaúchos, Giovani Henrique Pértile e Marcio Feltes; os catarinenses, Rodrigo Antunes de Lima e Renan Jorge Espíndola; três mato-grossenses, João Ernandes Bino Correa, Gean Lucas Farias Fagundes e João Rodrigues da Silva Neto; e dois haitianos, Lucson Fibo Chery e Wood Lubin.

Testemunho de jovens da Província do Rio Grande do Sul que ingressarão no Noviciado 2015/2016

Renan Espíndola, de São João do Sul (SC). “Neste tempo de Postulado no Mato Grosso pude conhecer um pouco mais da cultura e da realidade do povo. Tive experiências de presença junto dos mais pobres, através do trabalho pastoral que desenvolvemos, numa realidade urbana com todos os seus desafios. Penso que este é realmente o estilo de vida que quero assumir. O Noviciado será o tempo de confirmar esses aspectos através das dimensões que iremos vivenciar, principalmente a oração, para assumir efetivamente a vida franciscana-capuchinha”.

 

Giovani Pertile, de Marau (RS). “O ano do Postulado que realizei em Cuiabá foi de grande importância para meu fortalecimento vocacional onde assumi a opção mais concretamente pela vida capuchinha em fraternidade. O povo mato-grossense é acolhedor, de uma fé profunda e muito prestativo, o que proporcionou um clima muito familiar. Foi um momento bonito, que me fez aprimorar a inserção na vida fraterna e nos valores do carisma capuchinho. Após ter concluído esta etapa, eu e meus colegas prosseguiremos para a etapa do Noviciado e aprofundaremos esses mesmos aspectos”.

 

Márcio Feltes, de Sapiranga (RS). “Este período do Postulado em Cuiabá foi muito importante no meu crescimento vocacional. Foi uma experiência muito rica e bonita de oração, fraternidade, missão e pobreza. Foi maravilhoso sentir este amor que as pessoas de Cuiabá nos proporcionaram. O que espero do Noviciado é esta continuidade de crescimento, principalmente a alegria que conquistei. O Papa Francisco nos agraciou dizendo: "Onde há Consagrados, aí está a alegria". Que no Noviciado possamos viver séria e profundamente nosso carisma e missão, que é viver como irmãos”.

 

Rodrigo Antunes de Lima, de Cerro Negro (SC). “A vinda para o Postulado aqui em Cuiabá/MT, me proporcionou muitas experiências, das quais obtive grandes aprendizados. O conhecimento de uma nova cultura, a alegria que as pessoas daqui transmitem e o acolhimento e carinho que recebi em cada lugar que cheguei, tudo isso me ajudou para que eu pudesse viver e aproveitar ao máximo esta etapa da minha formação. Estou muito feliz por poder ingressar no Noviciado, em Marau/RS. Será um momento onde terei a oportunidade de continuar a aperfeiçoar os aprendizados que obtive aqui no Postulado e assim poderei melhor servir a Deus e as pessoas, desejo este que eu sempre tive e que agora poderei realizar sendo um Frade Menor Capuchinho”.

 

Os jovens permeecerão ate outubro de 2016,  na cidade de Marau  em fomação especifica, na espiritualidade e vivencia na fraternidade franciscana.

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Frat. São Boaventura)

Deixar um comentário