Tamanho do Texto:
A+
A-

Jovens Postulantes Capuchinhos fazem Formação de Oratória em Cuiabá

25/03/2019 - 09h21
ORATÓRIA: a arte de falar em público.

A formação Oratória: a arte de falar em público ministrada à dez postulantes da segunda etapa da Casa Formação São Francisco de Assis – Cuiabá-MT foi assessorada por Gislaine Santiago da Silva (ou Gisa como gosta de ser chamada), no período de cinco sábados letivos de 04 horas aula, com início no dia 09 de fevereiro, sendo que o último foi a apresentação final das temáticas escolhidas por cada postulante, no dia 16 de março.

Os conteúdos vão desde técnicas de respiração, comunicação, presença e consciência do corpo quando se fala em público, como também as orientações de roteiro, estrutura do conteúdo e treinos a partir do assunto a ser discursado. Gisa propôs uma metodologia de abordagem teórica e prática em cada aula, e isso proporcionou uma maior interação com todos os postulantes.

O assunto que é de maior debate na oratória é o “medo de falar em público”. Com os encontros, foi-se percebendo que o medo é produto dos pensamentos que nós mesmos programamos, e que este pode ser controlado a partir das experiências de apresentação em público. Mas, para isso, precisávamos conhecer a nossa personalidade – pontos fortes e pontos a melhorar – para assim aplicarmos através do treino, estudo e técnica uma melhor performance em público.

Dito posto, mesmo tendo realizado o curso no ano de 2018, a motivação e interesse pelas aulas se mantiveram. Nele, pode-se aperfeiçoar e relembrar o que foi apreendido anteriormente para que se tenha melhor aperfeiçoamento da mente, fala e emoções. Entretanto, podemos considerar que é necessária uma constante revisão dos materiais trabalhados e frequente experiência de falar em público para conseguir naturalidade e melhor desempenho na comunicação.

Por Ericles Silva Lopes

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Jean Ricardo Mazzochi (Casa de Formação São Francisco de Assis)

Deixar um comentário