Tamanho do Texto:
A+
A-

Jovens freis capuchinhos participam de encontro intercongregacional no RS

04/11/2018 - 16h22
Grupos de Noviciado, de diferentes congregações religiosas, se reuniram em Marcelino Ramos – RS. Por cerca de cinco dias, vivenciaram um encontro que tem como objetivo fortalecer a caminhada de discernimento e melhor cultivo da vocação à Vida Consagrada.

Entre os dias 28 de outubro de 2018 à 1º de novembro de 2018, no Santuário (Convento) de Nossa Senhora da Salette, na cidade de Marcelino Ramos – RS, foi realizado o NOVINTER (Encontro de Noviciado Intercongregacional).

Se fizeram presentes no encontro dezessete noviços (a), seis deles membros da Ordem dos Freis Menores Capuchinhos, outros seis da Congregação Missionária de Nossa Senhora da Salette – Missionários Saletinos, outros quatro da Congregação dos Irmãos e Padres Oblatos de São Francisco de Sales e uma noviça da Congregação das Irmãs Capuchinhas de Madre Rubatto. Cada grupo de noviciado esteve acompanhado por seus formadores e formadora, no caso das Irmãs.

O encontro contou com a assessoria do padre Lourenço Kearns, que é membro da Congregação do Santíssimo Redentor – Redentoristas. Padre Lourenço, natural dos Estados Unidos e a 50 anos missionário no Brasil, é autor de vários livros de cunho religioso, sendo também uma das referências nacionais sobre o assunto da Vida Religiosa Consagrada. O tema abordado neste NOVINTER foi: "Teologia dos Votos de Consagração Religiosa".

Durante estes dias em que estiveram em Marcelino Ramos, os noviços e a noviça, juntamente com seus formadores e formadora, contaram com momentos especiais de estudos e diálogos (sobre a Vida Consagrada, sobre os Votos Religiosos de Pobreza, Obediência e Castidade); momentos de espiritualidade (através da meditação da Palavra de Deus, orações devocionais, oração do ofício das horas, oração pessoal, celebrações eucarísticas e celebração da reconciliação); momentos lazer (com dinâmicas, convivência e partilha de vida, exercícios físicos).

O formador dos noviços capuchinhos, frei Evaldo Valdir de Freitas, explica que o NOVINTER é um momento especial e significativo na vida dos religiosos consagrados, ainda mais nesta etapa formativa do noviciado onde eles aprendem como assumir e viver mais intensamente o carisma do fundador e a forma de vida das respectivas congregações ou Ordem. “É um momento único e ajuda os jovens no discernimento e na formação de sua vocação como religiosos (as), ainda mais na etapa importante que é o noviciado. No encontro são realizados estudos sobre temas relevantes para quem quer se dedicar inteiramente a Deus, momentos intensos de espiritualidade, de descontração, também de partilha de vida e experiências com outras Ordens e Congregações. Isso tudo fortalece o discernimento e o cultivo da vocação à vida consagrada”, comenta frei Evaldo.

Este ano devem ocorrer outros Encontros de Noviciado Intercongregacional. Os seis freis noviços capuchinhos ingressaram na etapa formativa do Noviciado no último dia 4 de outubro em Marau- RS.

Confira a galeria de fotos acima 

Colaborou na notícia o noviço capuchinho, frei Lucas José Silveira Ramos. 

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Cristian Martins Almeida (Frat. Santa Maria)

Deixar um comentário