Tamanho do Texto:
A+
A-

Irmãos leigos Franciscanos debatem aproximação em 2º encontro

27/04/2017 - 13h36
De 7 a 10 de setembro, em Vila Velha ES, irmãos leigos das quatro Ordens Franciscanas querem abrir novos espaços de diálogo e ações em comuns.

Os Irmãos Leigos nas Ordens Franciscanas Menores - OFM, Capuchinhos - OFMCap, Conventuais - OFMConv e Terceira Ordem - TOR vão realizar o segundo seu segundo encontro.Com o tema "Vida Religiosa Consagrada em Processo de Transformação – perspectivas para o irmão leigo franciscano”, os organizadores querem promover a convivência fraterna dos irmãos leigos do Brasil e identificar como é o envolvimento no processo de transformação da Vida Religiosa Consagrada e, a partir disso, apontar perspectivas para a vida e missão, no hoje e no amanhã.

VEJA MAIS: CONFIRA COMO FOI O PRIMEIRO ENCONTRO DOS IRMÃOS LEIGOS

Os religiosos são para a Igreja e para a sociedade uma riqueza, nas quais devem ter uma presença significativa. “Constatamos que a Vida Religiosa Consagrada, de modo geral, vive um processo de transformação. Propomo-nos assim a refletir como nós, irmãos leigos, nos vemos especificamente envolvidos nesse processo”, explica Frei Marinaldo Caetano de Jesus, coordenador deste segundo encontro.

O encontro está em comunhão com o encontro dos Ministros Gerais Franciscanos com o Papa, onde pediram que irmãos leigos possam ocupar cargos de liderança. A atual regra da Igreja é que apenas ordenados possam ocupar estes postos.

A comissão de preparação do evento é composta por frades das quatro ordens: Freis Marinaldo Caetano OFMCap, Frei Jaime Batista OFM, Frei Marcos Carvalho OFM, Frei Rogério Xavier OFMConv, Frei Rômulo Canto OFM, Frei Ulisses Bandeira OFMCap, Frei Walter de Carvalho OFM e Frei Zeca Paz TOR.

Serviço: 

O encontro acontece de 7 a 10 de setembro na Casa de Encontros Santa Clara, na Ponta de Fruta, em Vila Velha – ES, com assessoria de Frei Luiz Carlos Susin, OFMCap.

Os frades podem se inscrever até o dia 30 de maio através do e-mail: [email protected].

 

Leia a Carta convite, Preencha a Ficha de inscrição, Consulte a Programação

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Conferência CCB)

Deixar um comentário