Tamanho do Texto:
A+
A-

Dez jovens ingressam na etapa formativa do Postulado II em Cuiabá

05/02/2019 - 12h02
A Missa de abertura do Postulado II aconteceu na Casa de Formação São Francisco de Assis em Cuiabá.

Na manhã do dia 04 de fevereiro de 2019, segunda-feira, deu-se início a etapa de formação do Postulado II na Casa de Formação São Francisco de Assis, em Cuiabá-MT.

O Postulado II deste ano integra formandos da Província do Rio Grande do Sul, Delegação do Haiti e Custódia São Francisco de Assis (Mato Grosso e Rondônia), sendo eles Fabiano, Gustavo, Vagner, Raphael e Ômega (Os três primeiros da Província e os dois últimos da Delegação do Haiti) e da Custódia: Alexandro, Ericles, Jeferson, Lucas e Rubenil.

A Missa de ingresso foi presidida pelo Custódio frei Eliseu Menegat e concelebrada por frei Ari Filippi (guardião), frei Eliseu Aiolfi (secretário custodial e vice-mestre), frei Carlos Antônio Rodrigues (mestre do Postulado II) e frei Lori Vergani que na ocasião estava como representante provincial. Teve também a presença de frei Celestino e frei Cloves também da Província do Rio Grande do Sul.

Na ocasião, frei Eliseu Menegat recorda a história de pioneiro em terras do Mato Grosso, lembrando que há 35 anos atrás juntamente com frei Constantino Deon e frei Natalino Vian foram enviados para implantar a Ordem nesta Região e comenta:

"aqui está a extensão dos frades da Província do Rio Grande do Sul que o Espírito Santo conduziu e hoje continua conduzindo, fazendo do nosso humilde trabalho e disposição dar frutos nesta terra. E hoje, acima de tudo, a 35 anos depois, estarmos colaborando com a Província e o Haiti com o Postulado Integrado. Esta Província que sempre nos apoiou em todos os momentos, hoje retribuímos com esta colaboração".

 

Falando diretamente aos jovens postulantes, frei Eliseu comenta sobre a dimensão da oração, trabalho e vida fraterna que deve ser vivenciada por cada um não somente nos horários específicos da Casa de Formação, mas deverão ir além do proposto para um bom discernimento vocacional de cada postulante.

Trazendo presente o Documento de Aparecida, frei Eliseu conclui sua fala dizendo: "O seguimento é fruto de uma fascinação que responde ao desejo da realização humana ao desejo de uma vida plena".

Em nome do Provincial, frei Lori Vergani diz aos postulantes que é por meio da Palavra de Deus que deverão ser conduzidos.

"Deixar-se iluminar pela Palavra de Deus, buscando a Oração mais do que é proposto no programa do postulado II. Precisamos trabalhar o nosso coração para lançar boas sementes que vem da Palavra de Deus, do exemplo de São Francisco, seguidor fiel de Nosso Senhor Jesus Cristo" conclui ele.

Após o final da Celebração Eucarística, os jovens receberam a nova camiseta para este ano juntamente com o Crucifixo de São Damião.

Por Ericles Lopes.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Jean Ricardo Mazzochi (Casa de Formação São Francisco de Assis)

Deixar um comentário