Tamanho do Texto:
A+
A-

Celebração marca ingresso de postulantes em Caxias do Sul, RS.

06/03/2019 - 12h02
Em missa, celebrada pelo provincial dos Freis Capuchinhos do RS, frei Nilmar Carlos Gatto, dois postulantes foram acolhidos na etapa formativa do postulado.

Na manhã da quarta-feira, 06 de março, na Capela da Fraternidade Santa Fé em Caxias do Sul, RS, o ministro provincial, Frei Nilmar Carlos Gatto, celebrou a missa do ingresso oficial dos postulantes Matheus Fernandes da Silva, 28 anos, natural de Vila Maria, RS, e Gilmar Muniz, 30 anos, natural de Fontoura Xavier, RS. 

Foi um momento muito significativo e orante. Durante sua homilia, frei Nilmar destacou: "não é apenas um rito formal este ingresso oficial, e sim, um momento onde a graça de Deus se manifesta profundamente".

Somos convidados a rezar por estes dois irmãos que ingressaram na Fraternidade Provincial dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul, para que façam uma boa caminhada na formação inicial para a vida Franciscano-Capuchinha. 


O que é o Postulado? 

É o período de formação inicial em que se assume a opção por nossa forma de vida. Durante esta etapa, o candidato conhece a vida franciscano-capuchinha, ao mesmo tempo em que a fraternidade, por sua parte, conhece melhor e ajuda o candidato a discernir sua vocação. A formação dos postulantes tem como objetivo principal o aperfeiçoamento da catequese da fé, a formação franciscana e uma primeira experiência de trabalho apostólico. Também deve ser provada e cultivada a maturidade humana, principalmente afetiva, e também a capacidade de discernir evangelicamente os sinais dos tempos.

Os postulantes participam das atividades provinciais como encontros de formação, encontros vocacionais, missões e retiros, que possibilitam ao postulante um contato maior com a vida dos freis e aos freis, um maior conhecimento dos que desejam abraçar nossa forma de vida.

Atualmente esta etapa está subdividida em dois períodos, chamados Postulado I e Postulado II. Sendo que o Postulado II é realizado em conjunto com a Custódia Provincial São Francisco de Assis - Mato Grosso e Rondônia e a Delegação Provincial São Frei Pio de Pietrelcina - Haiti. 

O Postulado I, normalmente, tem um período de duração de 7 meses. O Postulado II tem duração aproximada de 10 meses podendo, em casos exclusivos, durar alguns meses a mais. Ao todo estima-se que o período do Postulado gire em torno de um ano e meio de formação. 


Você também deseja ser frei capuchinho? Saiba mais em: http://www.atrevase.org.br/

Paz e bem! 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Comunicação RS (Frat. Santa Fé)

Deixar um comentário