Tamanho do Texto:
A+
A-

Jovens realizam retiro e ingressam na Fraternidade dos Freis Capuchinhos

25/02/2017 - 11h45
A celebração de ingresso no Postulado I aconteceu no dia 24 de fevereiro em Caxias do Sul

Após um período de discernimento vocacional acompanhado pelo SAV da Província dos Freis Capuchinhos, três jovens, Pedro Ângelo Miri de Marau, Henrique Willian Maciel e Luís Henrique Chilanti Brollo ambos de Sapiranga, chegaram em Caxias do Sul no dia 16 de fevereiro de 2017 para a etapa do Postulado I. Como preparação ao ano de Postulado I, nos dias 21 a 23 de fevereiro foi realizado um retiro em Garibaldi. O retiro foi orientado por Frei Evaldo Valdir de Freitas e coordenado pelos Conselhos de Animação Vocacional e Formação Inicial. Frei Evaldo utilizou o método da Leitura Orante da Bíblia para ajudar os jovens postulantes a rezarem a própria vida, o chamado pessoal que Deus faz e a missão que Deus confia a cada pessoa.

No dia 24 de fevereiro aconteceu a Missa de admissão ao Postulado I na Capela da Fraternidade Santa Fé em Caxias do Sul. Presidiu a celebração eucarística e o rito de ingresso o Provincial Frei Cleonir Paulo Dalbosco. Sete confrades participaram da celebração eucarística, entre os quais, o Vigário Provincial Frei Nilmar Carlos Gatto. Na mesma oportunidade foi celebrado o aniversário de vida de Frei Dirceu Cogo.

Durante o Rito de Ingresso no Postulado os jovens receberam a Palavra de Deus e alguns símbolos: Sandálias, Veste de Ingresso, Tau e as Chaves da casa. A Palavra de Deus foi entregue pelo Provincial para que os jovens, a exemplo de São Francisco de Assis, possam conhecer, viver e pregar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. A sandália representa o desejo dos postulantes de se tornarem discípulos-missionários Franciscanos-capuchinhos. A Veste de Ingresso lembra que a partir de hoje as pessoas irão olhar para eles querendo enxergar traços de São Francisco de Assis. O Tau como sinal de alguém que abraça o carisma franciscano e ao mesmo tempo se coloca em processo de conversão. E por fim as chaves da casa, como gesto de confiança e corresponsabilidade.

A casa formativa do Postulado I, a partir deste ano, será na Fraternidade Santa Fé em Caxias do Sul, tendo por Mestre Frei Clóvis Armani. Durante este período, o postulante assume a opção pela vida franciscana-capuchinha ingressando na fraternidade. É um tempo que enfatiza a experiência de vida, a fraternidade e a missão junto aos pobres e necessitados.

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Laércio Duminelli da Luz (Curia Provincial)

Deixar um comentário